Análise: TEVI, metroidivânia estilo anime, surpreende e diverte
Unindo elementos de ação, aventura e exploração, TEVI consegue agradar saudosistas, jovens jogadores e fãs de cultura japonesa
Lançado no final do ano passado (30 de novembro), o metroidvania com elementos de combate bullet hell TEVI consegue unir elementos de anime e pixel art, em um jogo desafiante com ação ininterrupta.
Assinado por uma experiente equipem que conta com o designer de personagens Ein Lee e trilha sonora criada pelos compositores Triodust e 3R2, TEVI atualmente está disponível para Nintendo Switch e PC (via Steam).
O título chegará aos consoles PlayStation 5, PlayStation 4 e Xbox Series X|S durante 2024, portanto, os jogadores destes consoles podem ficar atentos por novidades.
Explorando o mundo de TEVI
O jogo se desenrola no mundo de Az, local onde humanos convivem harmoniosamente com os híbridos beastkin, e os magitech, criaturas mecânicas geradas com o uso de mana, elemento mágico deste universo.
Com a revolta dos magitech, Tevi, uma corajosa garota com orelhas de coelho, precisa intervir em uma jornada de aventura, contando com a ajuda do anjo Celia e do jovem demônio Sable.
Leia também: TEVI, metroidivania estilo anime, chega para Switch e PC em 30/11
Ao explorar os vastos cenários, o jogador pode encontrar elementos que auxiliam em seu progresso, como novas habilidades. O sistema de sigilos ajudam nos combates, introduzindo novos ataques, ou seja, com algum tempo de jogo, é possível aprender bons combos que facilitam abrir caminhos e vencer os desafios.
O sistema de classificação do jogo não se baseia em XP, e sim em pontuação, onde atingir pontos mais altos melhora o poder de ataque da personagem e garante recompensas como efeitos especiais a algumas habilidades ou combos, que ajudam na progressão da aventura.
Ao todo, são 30 horas de jogo até o final, que será um tanto difícil de chegar, caso o jogador opte pela dificuldade original, que pode ser alterada para mais fácil pelos oito níveis de dificuldade ao visitar a casa de Tevi; também é possível alterar o desafio até o modo Expert (mais difícil ainda).
Para entender melhor o sistema de combate, os desenvolvedores divulgaram um vídeo de gameplay, assista abaixo:
Ambientação, gráficos e qualidade
Os ambientes são bonitos e variados, com incríveis paletas dando ao jogador uma bela experiência visual; os gráficos são 2D em pixel art, mas não passam uma sensação retro, e sim de reinvenção do gênero.
A jogabilidade se adapta bem aos controles, qualidade gráfica e interface do Nintendo Switch, o que torna ele uma excelente opção para o console.
Não detectamos bugs, falhas, nem problemas com o port do jogo para o console; a maior lástima é a falta de uma tradução das legendas para o português brasileiro. Não sentimos falta de dublagem para o idioma local, pois as vozes em japonês também ajudam na ambientação do jogo e tem um resultado muito bonito.
Para ter uma ideia visual da ambientação e exploração, recomendo assistir ao vídeo de gameplay divulgado pela desenvolvedora, abaixo:
Conheça o enredo de TEVI
O enredo do jogo, divulgado na página oficial da versão para Nintendo Switch e fornecido pela desenvolvedora, diz:
Embarque em uma aventura de ação épica enquanto você corta, corre e avança com combos por uma vasta terra marcada por conflitos. Explore e descubra segredos ocultos. Personalize sua construção para triunfar em lutas espetaculares contra chefes. Experimente uma história de mistério, magia e caos em TEVI, um bullet hell metroidvania!
A cópia digital para Nintendo Switch (que utilizamos para a composição desta Análise) custa atualmente R$ 189,00, e pode ser adquirida na eShop do console.
Já a versão para PC, está disponível na Steam por R$ 89,99, de acordo com a página oficial. Nela, também são ofertados uma versão demo gratuita, Edição de Colecionador e Hell Bundle, com preços promocionais.
O que diz o desenvolvedor de TEVI
“Depois de trabalhar e evoluir trabalhando junto com muitos criadores talentosos nos jogos de combate baseados em bullet hell, Rabi-Ribi e Last Command, TEVI é até agora nosso projeto mais ambicioso. Demos o melhor para entregar um metroidvania bullet hell totalmente aprimorado que esperamos que os fãs do gênero apreciem!” – David, CEO da CreSpirit
Pontos Positivos
- Indispensável para fãs de games de ação em plataformas;
- Gráficos e áudio criam uma incrível ambientação com a essência dos grandes títulos de animes, somados aos personagens carismáticos;
- Consegue manter o interesse do jogador em explorar cada área, acumular itens colecionáveis e descobrir bônus ou easter eggs.
Pontos Negativos
- A ausência da localização para português brasileiro, faz com que se perca um pouco da história;
- A dificuldade de passar por alguns desafios pode deixar a experiência frustrante em alguns pontos;
- Músicas repetitivas e excesso de diálogos deixam a experiência geral arrastada em certos momentos.
Veredito Final
TEVI é daqueles jogos que facilmente se torna o “game de cabeceira” para fãs de metroidvania; com ação ininterrupta e sensação de “muito a explorar”, a atmosfera envolvente cativa e prende por horas, sendo uma boa opção para jogadores de Nintendo Switch de todas as idades. Nota final: 8,5
Abaixo, assista ao trailer de lançamento de TEVI:
TEVI
Desenvolvedor e Publicadora: Neverland Entertainment, CreSpirit
Gênero: Corrida, Esportes, Família e Crianças
Plataformas: Nintendo Switch e PC
Lançamento para Nintendo Switch: 30 de novembro de 2023
Modos de jogo compatíveis: Modo TV, Modo semiportátil, Modo portátil
Idiomas compatíveis: Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Inglês, Japonês
Versão utilizada no review: Nintendo Switch, com chave fornecida por assessoria de imprensa