Alexandre Pantoja é mais um campeão oriundo do Brasil, celeiro de lutadores históricos no UFC, e ‘domina’ o peso-mosca. A prevelecência na categoria complica a escolha de um novo desafiante ao cinturão.
Atualmente, dois brasileiros detêm cinturões na maior organização de MMA do planeta: Alex Poatan, na divisão meio-pesado, e Pantoja, na categoria peso-mosca.
Especificamente quanto à Pantoja, a dominância no peso pode representar um ‘problema’ para a empresa de Dana White.
Por que Alexandre Pantoja se encontra sem adversários?
Se olharmos o ranking peso-mosca do UFC, o atual campeão já bateu quatro dos sete primeiros colocados. O nº1 e ex-campeão Brandon Moreno, por exemplo, já foi derrotado duas vezes pelo brasileiro, sendo uma delas com o cinturão em jogo.
Já o nº2, Amir Albazi, enfrentaria justamente Moreno no próximo evento do dia 24 de fevereiro, no México, e em caso de vitória, despontava como desafiante para Pantoja. No entanto, uma lesão tirou o iraquiano do card em questão e adiou essa oportunidade.
Brandon Moreno enfrentará agora o nº3, Brandon Royval, que por sua vez também perdeu duas vezes para Alexandre Pantoja, sendo inclusive a última vítima do campeão.
Descendo um pouco mais no ranking peso-mosca do UFC, temos Kai Kara France, atual nº4, que vem de duas derrotas consecutivas, o que anula qualquer mérito esportivo para entrar na rota do cinturão do brasileiro.
O nº5 é Matheus Nicolau, que também vem de derrota, mas até poderia entrar nessa briga por seu cartel positivo e pela ausência de desafiante. Porém, o brasileiro viu sua luta contra Manel Kape cair no último sábado(13), dificultando ainda mais esse ‘casamento’ de luta’ por cinturão.
Manel Kape por sua vez, vem logo atrás, na 6ª colocação, e tem sequência positiva com quatro vitórias seguidas. Neste caso, os cortes recentes como o da luta contra Nicolau, além do fato de também já ter sido derrotado por Alexandre Pantoja, o descredencia pela sonhada chance.
Fechando a lista com o nº7, Alex Perez, que vem de duas derrotas consecutivas, sendo uma delas contra o próprio Pantoja.
Quem poderia desafiar pelo cinturão de peso-mosca do UFC?
Com todo esse cenário desfavorável a possíveis adversário de Alexandre Pantoja, ‘sobraria’ para o nº8, Muhammad Mokaev, dono de cartel invicto, com 11 vitórias em 11 lutas na carreira.
Além dos números incríveis, Mokaev já tem luta marcada contra o já citado Alex Perez, e uma nova vitória pode fazer com que inglês pule alguns degraus no ranking e seja o próximo oponente de Alexandre Pantoja.
Alexandre Pantoja tem 33 anos, cartel de 26 vitórias e cinco derrotas, e ostenta posto de grande favorito a encabeçar o evento do começo de maio no UFC, que provavelmente será na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro.