Abel Ferreira terá ‘Paulistão teste’ com o Palmeiras; entenda
Técnico português deve usar Campeonato Paulista como prova para novas estratégias em 2024
O planejamento para 2024 continua trabalhando intensamente no Palmeiras, com novos reforços e sondagens para compor o elenco, a diretoria procura um plantel competitivo para continuar sendo protagonista no futebol brasileiro. Com o Paulistão prestes a iniciar, Abel Ferreira deve usar o estadual para testar estratégias com novos nomes e descobrir o seu elenco titular.
Abel Ferreira deve realizar testes no Paulistão
Analisando a trajetória do treinador nos campeonatos estaduais, é ppssivel observar que sempre há diversas variações no esquema tático e humano do clube durante a competição. O primeiro Paulistão em 2021 serviu como teste para jogadores como Danilo e Patrick de Paula, descansando os titulares de 2020.
Em 2022 não houve grandes mudanças, mas conseguiu o título mantendo a fórmula utilizada em 2021. Porém, em 2023, Abel Ferreira usou Endrick inicialmente, que não rendeu muito e teve como principal alteração a substituição de Danilo por Zé Rafael, onde o camisa 8 brilhou e se destacou durante o restante da temporada como primeiro volante. Além disso, iniciou a competição com Jailson como segundo homem no meio-campo, mas rapidamente percebeu que não renderia para dar entrada a Gabriel Menino.
No final de 2023, o Palmeiras adotou um esquema tático de três zagueiros que rendeu bons resultados. Logo, é possível que continue escolhendo esta estratégia, mas o mais provável é que alguns titulares voltem ao esquema tático no início do ano. Porém, deve haver testes com os volantes, principalmente após a recuperação de Gabriel Menino e a contratação de Aníbal Moreno.
No ataque, Abel Ferreira deve proporcionar rodízio entre os principais nomes, com Endrick garantido na titularidade, o esquema esquerdo pode rodar entre o recém-contratado Bruno Rodrigues e Breno Lopes, ambos jogam nesse setor. As mudanças devem aparecer logo nos primeiros jogos, pois o Palmeiras tem três enfrentamentos antes de jogar a Supercopa do Brasil contra o São Paulo em fevereiro.