Além de seguir no mercado da bola em busca de novos jogadores, alguns clubes do Brasileirão Série A têm trabalhado para manter suas principais peças e evitar perder jogadores para o futebol internacional.
Apesar de serem tradicionalmente mais tímidos na janela de início ano, os clubes europeus e também dos Estados Unidos não deixam de olhar com carinho o futebol brasileiro em busca de novos atletas. Nos últimos dias, após o fim do Brasileirão Série A, Artur e Kevin deixaram o Palmeiras, respectivamente, para Zenit e Shakhtar Donetsk. Gabriel Pec, do Vasco, acertou com o Los Angeles Galaxy, dos EUA, Gabriel Moscardo, do Corinthians, foi negociado com o PSG.
O Torcedores.com selecionou abaixo 4 jogadores com propostas do exterior e outro atleta que deve receber oferta nas próximas semanas. Confira:
Fausto Vera (Corinthians)
Na última quinta-feira (18), o jornalista italiano Fabrizio Romano divulgou que o Olympiacos efetuou proposta ao Corinthians pelo volante Fausto Vera. O meio-campista argentino encerrou a temporada 2023 em baixa e deve iniciar 2024 como reserva do técnico Mano Menezes.
André (Fluminense)
Também na quinta-feira, o jornalista Bem Jacobs divulgou que Fulham, clube da Premier League, fez oferta de 30 milhões e euros, além de 5 milhões de euros de bônus por metas, ao Fluminense pelo volante André.
Alistair Mackintosh, CEO do clube londrino, acertou os termos contratuais com o meio-campista após o título da Copa Libertadores.
Cuiabano e Gustavo Martins (Grêmio)
O Grêmio recusou oferta do Torino-ITA pelo lateral-esquerdo Cuiabano, e outra do Braga-POR pelo zagueiro Gustavo Martins.
“Tivemos consultas por alguns jogadores do elenco, especialmente os que subiram da base. Mas nenhuma atingiu o valor que o Grêmio espera. Sei que fazer caixa com a venda de jogadores é importante, mas é uma conduta dessa gestão não queimar ativos do clube. Nós vivemos um momento delicado financeiramente muito maior no ano passado e não fizemos isso. Não vamos fazer agora. A janela está aberta, esses dois jogadores (Cuiabano e Gustavo Martins) são muito valorizados, mas até agora nada que tenha atendido as expectativas do Grêmio”, explicou o vice de futebol, Antônio Brum, segundo o portal GE.
Estêvão (Palmeiras)
O Chelsea é um dos interessados na contratação do meia Estêvão, do Palmeiras. O jovem de 16 anos, que tem apenas um jogo pelo profissional, foi observado de perto pelos ingleses no último fim de semana em jogo da Copinha. Os Blues podem efetuar oferta nos próximos dias pela joia, que tem multa rescisória estipulada em 45 milhões de euros (R$ 239 milhões).