Há quase uma década, o brasileiro Neymar está entre os principais jogadores do mundo, com atuações de altíssimo nível por equipes como Barcelona e PSG. Mais recentemente, o seu compatriota Vinícius Júnior ganhou protagonismo no velho continente sendo decisivo pelo Real Madrid e se tornando um dos atletas mais valiosos em atividade atualmente.
Nos últimos anos, na Europa, o brasileiro Neymar deixou de ser protagonista e estar entre os mais desejados pelos gigantes do continente, à medida que Vinícius Júnior é cada vez mais motivo de grande cobiça para os maiores clubes do mundo. Com isso, é razoável dizer que o atleta do Real Madrid “roubou” o posto que antes era ocupado pelo ex-santista.
À medida que o prestígio dos atletas diminui e mesmo a concorrência de outros clubes para contratá-lo, a tendência é que o valor deles no mercado da bola também seja reduzido, com isso, Vinícius Júnior se tornou aproximadamente três vezes mais caro do que Neymar.
Vinícius Júnior, de 23 anos, está sendo cotado em 150 milhões de euros, sendo dessa forma um dos jogadores mais caros de todo o mundo. Enquanto isso, Neymar, que se transferiu para a Arábia Saudita, deixando o principal cenário do futebol atual, está avaliado em 45 milhões de euros, uma queda impressionante com relação ao preço que ele teve no passado. As informações são do site “Transfermarkt”.
Vinícius Júnior se torna cada vez mais protagonista na Europa
Há alguns anos, poucos conheciam o atacante do Real Madrid, que timidamente ia evoluindo nos merengues, longe da maior parte dos holofotes da imprensa mundial. Apesar disso, quando o atleta ficou pronto, ‘explodiu’ para o mundo do futebol e isso aconteceu justamente na temporada 2021/22, quando conquistou a Champions League, inclusive marcando gol na final.
Com isso, o brasileiro tende a cada vez mais se tornar uma referência com relação à atletas oriundos do Brasil, preenchendo o espaço que foi deixado por Neymar quando ele deixou de estar entre os principais jogadores do mundo.