Pelo segundo ano seguido, o atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid e da seleção brasileira, foi eleito por boleiros como o melhor jogador brasileiro em 2023, segundo o Pesquisão UOL.
Vinícius Júnior ficou com 26,3% dos votos. Endrick e Raphael Veiga, ambos do Palmeiras, e Paulinho, do Atlético-MG, tiveram 13,1% dos votos cada. Companheiro de Vini Jr no Real Madrid e também na seleção brasileira, Rodrygo foi o quinto colocado no levantamento, com 10,5%.
Vale lembrar que na edição anterior do Pesquisão, Vinícius Júnior também liderou os votos, com 40%, seguido por Gustavo Scarpa e Neymar, respectivamente, até então no Palmeiras e PSG.
O atacante revelado pelo Flamengo repetiu o feito de Neymar. Apenas os dois jogadores têm mais de uma vitória. O jogador do Al-Hilal, que se recupera de grave lesão no joelho, venceu o Pesquisão e mais da metade das 10 edições.
Hulk (Atlético-MG), Alan Patrick (Internacional), Cauly (Bahia), Murilo (Palmeiras), Talisca (Al Nasrr) e Tiquinho Soares (Botafogo) também foram votados por jogadores.
De acordo com a publicação, Suárez e o Cano também foram votados, mas os votos foram desconsiderados pelo fato deles não serem brasileiros.
Quando Vinícius Júnior volta a atuar pelo Real Madrid?
Vinícius Júnior sofreu ruptura no bíceps femoral da perna esquerda atuando pelo Brasil na derrota para a Colômbia, em 16 de novembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, e completou um mês sem atuar. A expectativa é que ele retorne aos gramados apenas em fevereiro.
Vale lembrar que em agosto Vini Jr lesionou o mesmo músculo, porém, na perna direita e não ficou muito tempo afastado dos gramados.
Em 2023, Vinícius Júnior fez 16 gols e deu 16 assistências em jogos pelo Real Madrid. O craque brasileiro foi importante nas conquistas da Copa do Rei e do Mundial de Clubes.
Pela seleção brasileira neste ano, o atacante disputou seis jogos e fez um gol na goleada por 4 a 1 em amistoso contra Guiné.