Chegou o grande dia! Nesta segunda-feira (18), às 15h (horário de Brasília), o Fluminense entra em campo contra o Al-Ahly, do Egito, no King Abdullah Sports City, em Jidá, na Arábia Saudita, em busca de uma vaga na grande final do Mundial de Clubes da FIFA.
O Fluminense enfrentará o maior campeão da história do Egito e o segundo time com mais participações em Mundiais de Clubes (nove no total). O Al-Ahly só tem menos aparições do que o neozelandês Auckland City, que jogou 11 edições.
O Tricolor Carioca chega muito bem preparado ao Mundial de Clubes, um mês e meio após conquistar o maior título da sua história: a Copa Libertadores 2023.
“Fizemos uma preparação bastante adequada. Parecia que nunca ia chegar esse dia, mas chegou. Depois da Libertadores foi um momento de celebração, mas depois focamos. O time chegou aqui preparado para fazer uma boa competição. É um sonho muito grande. O desgaste natural que temos da temporada é suprimido pela vontade de estar aqui. A gente vem de um feito histórico que foi a Libertadores”, disse Fernando Diniz, em entrevista coletiva na véspera da partida.
O último jogo oficial foi há pouco mais de 10 dias. Com os titulares em campo, o Fluminense foi derrotado de virada pelo Grêmio (3 a 2), no Maracanã, pela última rodada do Brasileirão.
A boa notícia é a recuperação do lateral-direito Samuel Xavier, que perdeu os últimos jogos do Brasileirão por conta de entorse no joelho. Sem desfalques, o Fluminense deve ter a mesma formação do histórico jogo contra o Boca Juniors na final da Copa Libertadores, ou seja: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Ganso; Arias, Keno e Cano.
Se vencer, o Fluminense enfrentará quem passar no outro confronto entre Manchester City x Urawa Reds que medem forças na terça-feira (19). A grande decisão está marcada para a próxima sexta-feira (22), às 15h (horário de Brasília), no King Abdullah Sports City.
O que acontecerá se o Tricolor empatar contra o Al-Ahly no tempo normal?
Qualquer empate nos 90 minutos forçará uma prorrogação, com dois tempos de 15 minutos cada. Persistindo a igualdade, o primeiro finalista do Mundial de Clubes será definido na disputa por pênaltis.
FICHA TÉCNICA: Fluminense x Al-Ahly
Data: 18 de dezembro de 2023 (segunda-feira)
Hora: 15h (de Brasília)
Local: King Abdullah Sports City, em Jidá, na Arábia Saudita
Árbitro: Szymon Marciniak. (POL)
Assistentes: Tomasz Listkiewicz (POL) e Adam Kupsik (POL)
VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)
Fluminense: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli, Ganso e Arias; Keno e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz
AH AHLY: El Shenawy; Hany, Abdelmonem, Yasser Ibrahim e Maâloul; Ashour, Ateya, Kouka e Percy Tau; Kahraba e El Shahat. Técnico: Marcel Koller