Santos é rebaixado pela primeira vez na história após derrota para Fortaleza
Peixe não se salva e sofre queda inédita da primeira divisão do Campeonato Brasileiro ao perder por 2 a 1 para o Leão do Pici
Peixe não se salva e sofre queda inédita da primeira divisão do Campeonato Brasileiro ao perder por 2 a 1 para o Leão do Pici
O dia 6 de dezembro de 2023 ficará para sempre na história do futebol brasileiro como a data em que o Santos caiu do Brasileirão Série A para a Série B pela primeira vez. Em uma Vila Belmiro cheia, o Peixe perdeu por 2 a 1 para o Fortaleza. Marinho fez para os visitantes, enquanto Messias empatou para o Alvinegro Praiano. Lucero deu números finais nos acréscimos da etapa final.
Além da derrota para o Fortaleza, o Peixe viu o Bahia golear o Atlético-MG, enquanto o Vasco levou a melhor sobre Red Bull Bragantino. Com a queda confirmada, os torcedores do Santos passaram a promover confusão no gramado. Assim, o árbitro optou por encerrar o jogo e o rebaixamento inédito do Peixe foi sacramentado.
Em partida dramática, o Santos perde para o Fortaleza e vai disputar o Brasileirão Série B pela primeira vez
Uma noite para atormentar os torcedores santistas. Nesta quarta (6), o clima de apoio da torcida do Santos não foi suficiente para o Peixe se salvar do rebaixamento. O Alvinegro Praiano iniciou o duelo contra o Fortaleza muito receoso e sem conseguir levar perigo aos adversários. As vitórias parciais de Bahia e Vasco complicavam ainda mais a situação.
Aos 16 minutos do primeiro tempo, o Santos perdeu uma chance inacreditável de abrir o placar. Marcos Leonardo ajeitou lançamento para Jean Lucas, que chutou o chão e furou, perdendo um gol incrível. O erro custou caro ainda na primeira etapa.
Com 38 minutos, Marinho aproveitou vacilo da zaga do Santos e disparou sozinho. O ex-atacante do Peixe, eleito Rei da América pelo clube santista em 2020, não desperdiçou e fez 1 a 0 para o Fortaleza. Naquele momento, o Santos integrava o Z-4, já que Bahia e Vasco venciam seus jogos.
Os torcedores da Vila Belmira respiraram mais aliviados na segunda etapa. Logo aos 12 minutos, Messias subiu mais alto que a zaga do Laion e empatou o jogo em 1 a 1. O placar dava respiro para o Alvinegro Praiano, uma vez que o Vasco empatava diante do Red Bull Bragantino e ocupava o Z-4. O Bahia vencia com folgas o Atlético-MG.
A situação complicou na reta final da partida, mas ainda não pelo que ocorria na Vila Belmiro. O Vasco anotou mais um e passou a vencer o Massa Bruta, empurrado o Peixe de volta para o Z-4. A tensão começou a tomar conta e o jogo se encaminhava para o seu final.
Já nos acréscimos, aos 49 minutos, João Paulo fez grande bobagem em saída de bola desesperada e entregou para o Fortaleza. A bola chegou em Lucero, que chutou de muito longe para anotar o gol da vitória do Leão do Pici. Sem mais chances, os torcedores do Santos se revoltarm, lançando rojões e cadeiras no gramado. A arbitragem encerrou o jogo às pressas, assim como os jogadores do Laion saíram correndo do campo.
Os jogadores do Santos permanceram no centro do gramado, enquanto policiais faziam a proteção até que a situação se acalmasse. Por fim, o Peixe não conseguiu se salvar desta vez e sofre rebaixamento inédito no Brasileirão Série A. Na próxima temporada, o Alvinegro Praiano terá que amargar a Série B para se reerguer.