Além da inédita queda para o Brasileirão Série B, o Peixe não disputará o principal torneio mata-mata do país
O Santos amargou uma temporada de 2023 para esquecer. O Alvinegro Praiano foi rebaixado pela primeira vez para a segunda divisão do futebol brasileiro. O Peixe também não disputará a Copa do Brasil no ano que vem. O clube foi campeão do torneio em 2010.
Com a mudança do regulamento da CBF para o ingresso na competição, o Santos dependia de boas colocações no Campeonato Paulista e no Brasileirão Série A. Anteriormente, a participação era assegurada via ranking da entidade. Mas como não obteve bons desempenhos nas duas competições, o Peixe ficará de fora da Copa do Brasil.
Dessa forma, o Santos disputará em 2024 apenas o Paulistão e o Brasileirão Série B. Mas não será apenas o Alvinegro Praiano quem estará ausente no torneio mata-mata entre as equipes tradicionais.
Outros times sem Copa do Brasil, além do Santos
Santa Cruz e Náutico também não jogarão a Copa do Brasil. Ambos fracassaram no Campeonato Pernambucano e também nas competições nacionais. Além disso, o Santinha ficou sem divisão para disputar no Brasileirão. Equipes da Série C de tradição como Figueirense, CSA também ficaram sem vagas.
Outros clubes do Brasileirão Série B também não farão parte da Copa do Brasil 2024. Uma delas é o Vila Nova. Além de ter perdido o acesso para a elite do futebol brasileiro na última rodada, a campanha ruim no Campeonato Goiano também afastou a equipe da competição milionária.
Por fim, os rendimentos baixos no Campeonato Catarinense e também na Copa Santa Catarina tiraram o Avaí e a Chapecoense do torneio da CBF.