O Cruzeiro terminou 2023 se salvando nas últimas rodadas do rebaixamento no Brasileirão Série A e sob protestos e revolta de parte da torcida pelo retorno à elite do futebol brasileiro ter sido marcado mais por problemas e tropeços do que bons resultados.
E para tentar ‘curar’ um pouco a ira de seu torcedor, Ronaldo decidiu apresentar uma ‘carta aberta’ aos torcedores da Raposa para falar sobre o ano da equipe e o segundo da vigência da SAF administrada por este. Uma nota na qual falou sobre os ‘erros’ e deixou uma mensagem para o futuro.
Na avaliação do Fenômeno, a temporada recém-encerrada foi ‘difícil’ e evitou dar desculpas sobre problemas acontecidos durante o ano. No entanto, o dono da empresa gestora do futebol cruzeirense também apontou pontos positivos, como a vaga na Copa Sul-Americana
“Chegamos ao fim desta difícil temporada de 2023 e minha intenção aqui não é de nos eximir de culpa pelos erros cometidos, e pelo contrário, reconhecê-los. Mas também jogar luz sobre os muitos passos positivos dados na direção de reerguer um gigante como o Cruzeiro”, disse Ronaldo na carta.
“Hoje, estamos de volta à América (se referindo à classificação para a Copa Sul-Americana. Dois anos atrás, isso era inimaginável. Nossas prioridades foram sempre desde o começo da gestão a organização das finanças, o respeito aos colaboradores e jogadores, o resgate dos valores e do orgulho de ser Cruzeiro, o pagamento em dia de todos dentro da cadeia de suprimentos, o desenvolvimento da estrutura e investimento na base e, claro, da reconstrução dos resultados esportivos de maneira sustentável” continuou o acionista majoritário do clube;
O ex-jogador seguiu falando sobre as dificuldades colocadas durante 2023, mas abriu um espaço para enviar uma mensagem para o torcedor na qual prevê ‘dias melhores’ em 2024 e acredita que o próximo ano será muito melhor do que foi a recente temporada em termos de resultado e de desempenho tanto dentro como fora de campo.
“Nunca escondi de vocês que este foi o ano mais difícil de nossa jornada por diversos fatores. Mas sei que tropeçamos em decisões importantes e cada um destes erros, embora tenham dificultado a nossa relação, nos proporcionou lições valiosas que nos impedirão de repeti-los, O momento agora é de alívio. O ano do Cruzeiro foi longe do ideal, mas apesar de tudo, superamos as adversidades e não deixamos de aprender e crescer”. diz o texto de Ronaldo.
Carta à Nação Azul 💙 @Cruzeiro pic.twitter.com/jyQ20wLuRV
— Ronaldo Nazário (@Ronaldo) December 8, 2023
“O fato que encontramos o Cruzeiro em estado terminal nunca deixará de fazer parte da nossa história. Porém, é hora de virar a página e deixar o passado para trás. Vamos olhar para frente: o novo Cruzeiro está em construção e dias melhores virão. Com a mesma paixão que abracei o projeto em 2022 e que com todos os aprendizados que colhemos em 2023, asseguro que 2024 será, sem dúvida, superior e mais audacioso”, declarou.