Home Lutas Relembre todas as mudanças de cinturão no UFC em 2023

Relembre todas as mudanças de cinturão no UFC em 2023

Ano foi recheado de surpresas em lutas por título. Veja todos os lutadores que dominaram suas respectivas divisões nos últimos 12 meses

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

Steve Marcus/ Site oficial - UFC

Chegamos ao fim de 2023, e com ele tivemos momentos épicos dentro dos ringues do UFC. Lutas inesquecíveis, promessas surgindo, nocautes brutais, e as sempre esperadas mudanças de cinturão. Só neste ano que passou, foram 11 novos campeões entre homens e mulheres, em sete divisões diferentes

PUBLICIDADE

O Torcedores.com por sua vez, relembra cada uma destas mudanças de título.

Novos campeões no UFC em 2023:

UFC 283 – Brandon Moreno – Peso-mosca: O mexicano encarava o atual campeão Deiveson Figueiredo pela quarta vez, e nessa oportunidade, em território hostil, em plena Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro. A luta não foi o primor de qualidade como era esperado, no entanto, Brandon Moreno saiu com vitória após interrupção médica devido à lesão no olho do brasileiro, saindo assim, como novo campeão peso-mosca.

PUBLICIDADE

UFC 283 – Jamahal Hill – Peso meio-pesado: Após a lesão de Jiri Prochazka, e o empate na disputa entre Jan Blachowicz e Magomed Ankalaev, o título meio-pesado teria um novo dono neste mesmo evento de janeiro. Os oponentes seriam o ‘dono da casa’ Glover Teixeira, e o americano Jamahal Hill. Diferente da luta citada acima, esse embate entregou emoção de sobra, porém, com claro domínio de Hill. Vitória para o americano, que também deixaria seu título vago depois de alguns meses.

UFC 284 – Yair Rodriguez – Peso-pena (interino): Enquanto o campeão linear, Alexander Volkanovski, se aventurava entre os peso-leves, o cinturão interino foi disputado no evento numerado do mês de fevereiro, onde o mexicano Yair Rodriguez levou a melhor sobre Josh Emmett. Posteriormente, o australiano retomaria seu trono em definitivo na unificação dos títulos.

PUBLICIDADE

UFC 285 – Alexa Grasso – Peso-mosca feminino: No evento seguinte, em março, foi a vez de mais uma mexicana surpreender o mundo e levar o cinturão para o país vizinho aos Estados Unidos. Na ocasião, Alexa Grasso bateu Valentina Schevchenko por submissão, se tornando a nova campeã peso-mosca do UFC, título que carrega até este fim de 2023.

UFC 285 – Jon Jones – Peso-pesado: Com a saída de Francis Ngannou da empresa, um dos principais títulos, o peso-pesado, acabou ficando sem dono. Restou à Jon Jones, estreando na categoria contra o jovem e excelente Ciryl Gane, faturar o ‘belt’ ainda no 1º round com facilidade absurda.

PUBLICIDADE

UFC 287 – Israel Adesanya – Peso-médio: Outro lendário nome que voltou a carregar um cinturão em 2023, foi Israel Adesanya. O nigeriano teve sua revanche contra o brasileiro Alex Poatan em março, e retomou o título dos médios após lindo nocaute.

UFC 290 – Alexandre Pantoja – Peso-mosca: No entanto, o Brasil voltou a ter um campeão em julho, quando Alexandre Pantoja venceu luta épica contra Brandon Moreno, que logo em sua primeira defesa, já perdeu o cinturão conquistado no início de 2023.

PUBLICIDADE

UFC 292 – Sean O’Malley – Peso-galo: Já em agosto, foi a vez do cinturão peso-galo mudar de mãos. Aljamain Sterling, que havia batido o lendário Henry Cejudo no início do ano, foi nocauteado brutalmente pelo jovem Sean O’Malley, e acabou perdendo o título da categoria.

UFC 293 – Sean Strickland – Peso-médio: Mas nenhuma mudança foi mais surpreendente que esta! O UFC 293, numerado do mês de setembro, mal sabia se teria uma disputa por título, e quando soubemos que teria, foi uma escalada pouco empolgante. Isso pois, Israel Adesanya, que já havia batido boa parte dos peso-médios, defenderia o título contra o nº6, Sean Strickland, que vinha de vitória contra adversário fora do ranking. Tudo pra dar Adesanya, certo? Nada disso! Strickland mostrou porque esse esporte é surpreendente e empolgante, e com o coração na ponta das luvas, venceu o nigeriano por decisão unânime. Um dos grandes momentos do UFC em 2023.

PUBLICIDADE

UFC 295 – Tom Aspinall – Peso-pesado (interino): Pulando para o mês de novembro, onde Jon Jones defenderia pela primeira vez o título peso-pesado contra Stipe Miocic. No entanto, uma lesão tirou ‘Bones’ de ação, abrindo espaço para o cinturão interino ser disputado entre os expoentes Tom Aspinall e Sergei Pavlovich. Melhor para o inglês, que acertou uma mão ainda no 1º round, e levou mais um título para a Inglaterra.

UFC 295 – Alex Poatan – Peso meio-pesado: Fechando com mais um título brasileiro, conquistado neste mesmo UFC 295, realizado no Madison Square Garden, em Nova York. O título meio-pesado que Jamahal Hill havia deixado vago, seria disputado entre o ex-campeão Jiri Prochazka e o recém-chegado na divisão, Alex Poatan. Era impossível prever o que iria acontecer, e Prochazka ainda levou a melhor no 1º round. Mas no 2º assalto, o brasileiro acertou o já famoso cruzado de esquerda, e levou o tcheco pra lona. Vitória e título para Poatan, que se tornou mais um ‘duplo campeão’ na história do UFC.

PUBLICIDADE

Campeões que começaram e terminaram 2023 com seus títulos:

Campeão peso-pena: Alexander Volkanovski (uma defesa)
Campeão peso-leve: Islam Makhachev (duas defesas)
Campeão peso meio-médio: Leon Edwards (duas defesas)
Campeã peso-palha feminina: Weili Zhang (uma defesa)

Lembrando que Amanda Nunes venceu Irene Aldana no UFC 289, e logo após a luta anunciou sua aposentadoria, deixando vagos os cinturões peso-galo e peso-pena. A divisão dos galos, terá uma nova dona em janeiro de 2024, quando Mayra Sheetara e Raquel Pennington se enfrentarão pelo ‘belt’ da divisão. Já a divisão peso-pena foi extinta oficialmente na empresa.

Better Collective