PVC vê Guardiola com “traumas” no Mundial antes de Manchester City x Fluminense
Jornalista analisou decisão entre Cityzens e Tricolores na Arábia Saudita em busca de um título inédito pelo torneio da Fifa
Na tarde desta sexta-feira (22), Manchester City e Fluminense decidem o Mundial de Clubes da Fifa, em Jidá, na Arábia Saudita. De um lado, um técnico que revolucionou toda uma geração: Pep Guardiola. Enquanto do outro, Fernando Diniz almeja que o “Dinizismo”, referência ao seu estilo de jogo, seja reconhecido e vencedor perante ao mundo do futebol.
Na prévia da partida, o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, analisou o embate entre ingleses e brasileiros pela grande final do Mundial.
“Toda vez que se pensa em Guardiola no Mundial de Clubes, a lembrança é de da goleada sobre o Santos, em 2011. Foi 4 x 0, fora o baile.”, iniciou o jornalista em sua coluna no portal Uol Esporte.
No entanto, antes de a bola rolar para City x Fluminense, PVC lembrou que o treinador espanhol conta em sua bagagem com outros dois momentos importantes no torneio que podem ser considerados “traumas”.
O primeiro deles ocorreu quando o técnico ainda era jogador do Barcelona, nos anos 1990, em decisão diante do SPFC. No encontro entre brasileiros e espanhóis na final da competição da Fifa, o São Paulo de Telê Santana levou a melhor e se consagrou campeão mundial.
“Rever São Paulo 2 x 1 Barcelona é reconhecer um massacre”, escreveu o jornalista. “Dizia-se que que só aconteceu, porque o time catalão, dirigido por Johan Cruyff, estava em pré-temporada”, prosseguiu.
“Na final do Mundial, Guardiola vestia a camisa 3 e era o maestro do meio-campo como volante”, concluiu PVC sobre a derrota do atual técnico do Manchester City, que enfrenta o Tricolor das Laranjeiras logo mais.
O segundo momento ‘traumático’ aconteceu já como treinador, em uma prorrogação contra o Estudiantes, da Argentina. A final ocorreu em 2009, e os argentinos saíram na frente com Mauro Boselli. Em desvantagem no placar, o Barcelona não conseguiu converter a sua grande posse de bola em gol. Apenas no apagar das luzes, Pedro empatou a partida e forçou a prorrogação.
Já na prorrogação, Lionel Messi marcou de peito e deu o primeiro título mundial ao Barça. O Barcelona se consagrava campeão do torneio pela primeira vez na história.
Manchester City x Fluminense
Analisado por PVC, Guardiola é uma das principais figuras do duelo Manchester City x Fluminense, que ocorre nesta sexta-feira (22), às 15h (de Brasília), no estádio King Abdullah Sports City, em Jidá, na Arábia Saudita. A bola rola pela final do Mundial de Clubes da Fifa.
É importante frisar que a edição do torneio deste ano terá um vencedor inédito. Isso porque tanto os Citizens quanto o Tricolor nunca venceram a competição historicamente.
Além disso, o Tricolor e o City venceram um torneio continental pela primeira vez na história em 2023. O Fluminense faturou a Copa Libertadores da América e o City ganhou a Champions League da UEFA de forma inédita para chegarem à final do Mundial de Clubes da Fifa.