PVC decreta campeão do Brasileirão com feito inédito: “Maior virada da história”
Jornalista vê margem para marca histórica em disputa pelo título de um Campeonato Brasileiro que mais se apresentou com jogo coletivo
O Brasileirão Série A caminha para sua reta final com o Palmeiras liderando a corrida pelo título, à frente de Atlético-MG, Botafogo e Flamengo. Em sua coluna no UOL Esporte, Paulo Vinícius Coelho, o PVC, analisou nesta sexta-feira (01) o aproveitamento do Verdão no returno da competição e a possibilidade de os comandados por Abel Ferreira superarem a virada do Mengão em 2009.
“O Brasileirão de 2023 produzirá a maior virada da história, superando 2009”, disse o jornalista, se referindo à virada do Rubro-Negro no returno do Brasileiro de 14 anos atrás. Na ocasião, na 23ª rodada, o Flamengo tinha 13 pontos a menos que o Palmeiras, que liderava o torneio.
No entanto, nas quinze jornadas posteriores, o Flamengo protagonizou uma grande arrancada na tabela e foi campeão brasileiro. O Verdão, por outro lado, terminou na 5ª colocação.
Em relação à edição atual, na 27ª rodada do campeonato, segundo dados levantados por PVC, o Palmeiras estava 14 pontos atrás do Botafogo, então líder da competição e campeão do primeiro turno.
Mas em nove partidas, o Palmeiras ganhou 22 pontos e perdeu cinco. Por outro lado, o Botafogo viveu o inverso. O Glorioso ganhou cinco pontos e perdeu 22 no mesmo número de jogos do Brasileirão Série A.
PVC comparou os Brasileiros de 2009 e 2023
Após análise dos números do Palmeiros no Campeonato Brasileiro de 2023, PVC analisou a diferença da qualidade entre as edições do Brasileirão de 2009 e deste ano. Segundo o jornalista, edição atual é mais técnica e tática, além de valorizar mais o jogo coletivo.
“O nível técnico e tático é muito melhor do que 14 anos atrás. Ainda que houvesse Adriano e Petkovic (então craques do Flamengo e principais destaques daquele Brasileiro), a diferença é o jogo coletivo. O Brasil está compreendendo melhor o gosto por jogar, mais do que pelo jogo”, comparou o jornalista Paulo Vinícius Coelho.
Por fim, PVC comparou o nível de hoje do Brasileiro com a principais ligas europeias: “O Brasileirão melhorou, tem mais jogos surpreendentes e admiráveis do que a Alemanha e a Itália. Menos do que a Inglaterra, embora também seja verdade que os ingleses assistem, todas as semanas, a partidas muito boas — e outras ruins”, concluiu o jornalista em sua coluna do UOL.