Os gols e as atuações de Endrick na reta final do Brasileirão Série A foram cruciais para que o Palmeiras levasse para casa o título da competição em 2023. E tal desempenho ajudou muito na convocação para o Pré-Olímpico, a ser disputado no começo de 2024 na Venezuela.
Mas tal convocação pode trazer algumas complicações para o Verdão. É que o camisa 9 poderá ficar de fora de até sete jogos do Paulistão do próximo ano, segundo informação postada pelo Terra, para poder disputar a competição que classificará duas seleções da América do Sul para as Olimpíadas de Paris.
A primeira fase do Pré-Olímpico começará em 20 de janeiro, um dia antes da estreia palmeirense no Paulista contra o Novorizontino. Dependendo de como o calendário for formatado, as sete primeiras partidas do Alviverde no estadual não contarão com Endrick em campo. Isto se a seleção brasileira avançar até a fase final do torneio.
O Pré-Olímpico se encerra em 11 de fevereiro. Caso o Brasil esteja na parte final da competição, o Palmeiras só teria Endrick a partir da oitava rodada, quando enfrenta o São Bernardo. Assim, Abel Ferreira teria que achar opções para suprir a ausência do futuro reforço do Real Madrid para estes jogos.
E ainda há um complicador maior para os palmeirenses, que é a Supercopa do Brasil. O Verdão decidirá a competição contra o São Paulo no dia 3 de fevereiro, um dia depois do final da primeira fase. Apenas no caso da Seleção ficar de fora da fase final é que surgiria uma possibilidade do camisa 9 jogar o Choque-Rei.
Ao contrário de vezes anteriores nas quais Endrick foi chamado para seleções de base mas foi dispensado a pedido de Abel, o atacante tem grandes chances de ser liberado para jogar o Pré-Olímpico. O Alviverde ainda não definiu se irá também requisitar que a CBF libere o jogador.