Tradicional clube do futebol brasileiro vive crise sem fim e amarga atualmente a segundona do Campeonato Paranaense
O Paraná Clube pode tentar uma “jogada” para voltar à elite do Campeonato Paranaense. A equipe, após aprovar a proposta de um consórcio para transformar o clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), pode se fundir com o Cianorte, que está na primeira divisão estadual, para saltar para a elite. A informação é do portal, Um Dois Esportes.
Inicialmente, Cianorte confirmou procura, mas negou a fusão.
“De fato, o clube foi procurado para discutir uma possível fusão. A conversa ocorreu há alguns meses e, da nossa parte, não houve evolução nas tratativas”, publicou o clube do interior por meio de nota.
O Paraná, além de estar fora do Campeonato Paranaense da 1ª divisão, também não tem divisão nacional para jogar desde 2022, quando não conseguiu o acesso da Série D para a Série C do Campeonato Brasileiro.
A SAF do Paraná
A SAF do Paraná Clube foi aprovada pelo Conselho Deliberativo na segunda-feira (4). Um consórcio de investidores vai transformar o clube em empresa e tem acordo para investir R$ 430 milhões por 90% das ações do Paraná em dez anos. O consórcio seria a Carpa Family Office, que é uma empresa de planejamento financeiro e patrimonial.
O grupo de acionistas também pretende promover uma reestruturação nas categorias de base, além de construir um CT. Agora o Paraná terá um processo semelhante ao que passou o Cruzeiro, em que uma assembleia geral de sócios deve aprovar o acordo, além de buscar uma validação por meio da recuperação judicial, assim como o clube mineiro.
Além de buscar essa fusão com o Cianorte, o grupo de investidores do Paraná tem um projeto de estar de volta à Série B do Campeonato Brasileiro até 2028, além de dobrar o valor de mercado do clube em cinco anos. Não seria a primeira fusão do Paraná na história, visto que o clube surgiu da união do Pinheiros e do Colorado, dois tradicionais clubes paranaenses, em 1989, tendo sucesso desde o início do projeto.