Representante brasileiro com maior índice de participações na Copa Libertadores, o Palmeiras é o líder do ranking de clubes sul-americanos da Fifa para o novo Mundial de Clubes, que será disputado em 2025. Neste domingo (24), a entidade que rege o futebol divulgou as classificações em âmbitos continentais. No recorte da América do Sul, o ranking será usado para definir dois dos seis classificados ao torneio.
Detentora de seis vagas no Mundial, a Conmebol aplicará classificação para quatro vencedores da Libertadores (de 2021 a 2024), e as outras vagas virão de times que estejam melhores ranqueados nesta lista. Até o momento, Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão garantidos na competição de 32 times, tendo em vista que venceram as edições do torneio copeiro em 2021, 2022 e 2023, respectivamente.
Contudo, a Conmebol tem a limitação de dois representantes por país, a não ser que um time conquiste o título continental. Neste cenário, times brasileiros não possuem chances de classificar ao Mundial via ranking.
Caso Palmeiras, Flamengo ou Fluminense vença a edição da Libertadores de 2024, serão três vagas ofertadas via ranking. Na condição de momento, Boca Juniors e River Plate, ganhariam a oportunidade de disputar o Mundial.
Palmeiras no topo com diferença curta
Na lista divulgada pela Fifa, o Palmeiras aparece com 119 pontos, seguido pelo Flamengo, que aparece com 118, enquanto o Atlético-MG é o terceiro, com 81 tentos. Campeão da Libertadores em 2023, o Fluminense é o quinto, com 58 pontos.
📊 Here's how the contenders for the first 32-team FIFA Club World Cup in 2025 will be decided from each continent!
— FIFA (@FIFAcom) December 24, 2023
De volta à Libertadores, o São Paulo aparece com 25 pontos, na 22ª posição, e só irá disputar o Mundial de 2025 se faturar o título continental no próximo ano. O ranking da Fifa leva em conta o desempenho dos clubes entre 2021 a 2024, sempre a partir da fase de grupos. Cada vitória representa três tentos, bem como o avanço para cada fase sequente. O empate nos jogos rende um ponto.