
Palmeiras segue à frente de rivais no ranking da Conmebol.
Antes da virada para 2024, a Conmebol oficializou o novo ranking de clubes da América do Sul. Levando em conta o histórico nas competições continentais, o Palmeiras, vice colocado no ano passado, assumiu o primeiro lugar ao desbancar o River Plate com 9532.6 pontos. Mesmo que não tenha sido campeão da Libertadores, o clube paulista chegou nas semifinais, enquanto os argentinos foram eliminados no primeiro mata-mata.
Na sequência de Palmeiras e River Plate, Boca Juniors, Flamengo e Nacional-URU completam o top-5. Mesmo fora da Libertadores neste ano, o Grêmio se encontra dentro do grupo dos 10 primeiros colocados e, com vaga assegurada na próxima temporada, pode sonhar com uma melhor posição em 2024.
Atual campeão da Libertadores, o Fluminense aparece apenas na 12ª posição da lista. Como a equipe carioca atingiu o primeiro título do torneio, a tendência é de um crescimento gradativo caso o Tricolor siga acumulando boas campanhas.
Veja abaixo a lista dos 30 primeiros colocados.
Palmeiras deve ser cabeça de chave na Libertadores
Como o ranking possui influência no sorteio da Libertadores 2024, a tendência é que Fluminense, Palmeiras, Flamengo, Grêmio e São Paulo sejam cabeças de chave, com o Atlético Mineiro no pote 2. Enquanto isso, Botafogo e Red Bull Bragantino, que almejam passar na fase eliminatória e entrar no pote 4, podem encarar pedreiras no torneio.
Vale lembrar que o ranking em questão não define os demais participantes do Mundial de 2025, já que a Conmebol considera o desempenho na última década em Libertadores, Sul-Americana e também leva em conta títulos nacionais.