O Palmeiras termina 2023 como um dos principais times do país, de novo. Fato é que o Verdão, com três títulos conquistados, foi o time mais vitorioso do futebol brasileiro este ano.
No primeiro semestre, veio o título da Supercopa do Brasil e do Paulistão, enquanto no final do ano, o time foi coroado com o título do Brasileirão, pelo segundo ano seguido.
Novamente, Abel Ferreira fez um grande trabalho e foi um dos grandes protagonistas das conquistas palmeirenses. Mas, tivemos também alguns destaques individuais.
Em outras conquistas recentes, foi comum ver Dudu, Gómez, Weverton e Rony entre os principais destaques. Mas, em 2023, eles não tiveram o mesmo brilho.
Jogadores que se destacaram no Palmeiras em 2023
Nesta temporada, o Palmeiras teve cinco jogadores que se destacaram e foram importantes: Raphael Veiga, Endrick, Mayke, Piquerez e Zé Rafael.
Destaque maior para Piquerez e Zé Rafael, que foram, para mim, os principais jogadores da temporada.
Zé e os laterais voaram
Após a saída de Danilo, Zé Rafael conseguiu se readaptar na posição de volante, jogando um pouco mais recuado e deu conta do recado. O volante fez uma de suas melhores temporadas da carreira, fazendo com que Abel Ferreira solucionasse essa perda sem precisar contratar.
Já Piquerez, certamente fez a sua melhor temporada na carreira. O lateral-esquerdo vem evoluindo cada vez mais e fez um ano fantástico, principalmente no segundo semestre. Muito bem no apoio e seguro na defesa.
Já Mayke, que está no Palmeiras desde 2017, teve a sua primeira temporada como titular absoluto do Verdão. E por mérito. Com 58 partidas, foi a temporada que Mayke mais atuou com a camisa do Palmeiras.
Com dois gols e oito assistências, foi também a temporada que ele mais teve participações em gols.
Mayke foi fundamental no esquema tático de Abel Ferreira. Versátil, o lateral jogou também de ala e de ponta, dando mais opções para o treinador. Com a lesão de Dudu, Mayke conseguiu ser um “coringa” no novo esquema tático da equipe, que se remontou e cresceu na reta final.
Mesmo sem muito brilho, Veiga se destaca nos números
Raphael Veiga não teve um ano com tanto protagonismo como em anos anteriores. Principalmente quando marcava gols decisivos em finais.
Mas, contra fatos números não há argumentos. Veiga teve 18 gols e 16 assistências. Ou seja, 34 participações em gols. E, esse é o ano que o meia mais se destacou neste quesito.
No ano passado, foram 28 participações (21 gols e 7 assistências), em 2021, foram 22 participações (18 gols e 4 assistências), enquanto em 2020, também foram 22 participações em gols (18 gols e 4 assistências).
Fenômeno Endrick
Por fim, não posso deixar de falar de quem foi o grande destaque do time na reta final da temporada. Endrick simplesmente colocou a bola debaixo do braço e decidiu jogos importantes no Brasileirão.
Nas últimas oito rodadas do campeonato, onde o Verdão arrancou para o título, Endrick marcou seis gols. Dois, inclusive, na virada histórica diante do então líder Botafogo.
Certamente, a joia palmeirense teve papel fundamental no título Brasileiro. Sem ele, eu não sei se o Palmeiras seria campeão. Acho que não.
Nessa reta final, Endrick jogou um pouco do que se espera dele, que foi o que fez ele ser vendido ao Real Madrid.