Em um mercado interno cada vez mais inflacionado, os times do Brasileirão Série A tem recorrido cada vez mais a outros países para reforçar seus elencos com opções de qualidade que caibam em seus orçamentos. Não à toa, o limite de estrangeiros que podem atuam na competição aumentou.
Jogadores de fora do Brasil, então, tem impactado cada vez mais o futebol nacional. E só observar o ano de Luís Suárez pelo Grêmio. E para melhor medir essa influência, o Torcedores.com listou os oito estrangeiros com o melhor desempenho na última edição do Campeonato Brasileiro, em 2023. Confira:
Os oito melhores estrangeiros do Brasileirão Série A 2023
1. Luís Suárez – Grêmio
Não há como não abrir esta lista de outro jeito. Luis Suárez foi não só o principal estrangeiro do Brasileirão 2023 como provavelmente o melhor jogador do futebol brasileiro na temporada. Golaços, jogos históricos, idolatria da torcida, títulos — além de 29 gols e 17 assistências em 54 jogos, 17 e 11 pelo Brasileirão, respectivamente —, não faltou nada para a passagem do Luisito. Vai deixar saudades.
2. Piquerez – Palmeiras
Entrando agora em uma ordem mais natural das coisas, vamos com um dos destaques do campeão do Brasileirão 2023: Joaquín Piquerez, do Palmeiras. O uruguaio, peça fundamental da equipe de Abel Ferreira há pelo menos três anos, foi um dos poucos jogadores capazes de manter a regularidade em uma temporada turbulenta do Verdão. Além disso, conseguiu os melhores números pela equipe até aqui: 8 gols e 7 assistências, sendo 3 gols e 5 passes para gol só no Brasileirão.
3. Richard Ríos – Palmeiras
Além de um dos melhores estrangeiros, Richard Ríos poderia entrar na categoria revelações do Brasileirão 2023. O colombiano de 23 anos fez sua primeira edição completa na competição e, apesar de um começo devagar, de adaptação ao esquema de Abel Ferreira, terminou como titular e peça-chave para a arrancada do Palmeiras rumo ao título.
4. Villasanti – Grêmio
O paraguaio Matías Villasanti está longe de ser novidade no Grêmio. Mas é um dos jogadores mais importantes do time, como ficou claro no último Campeonato Brasileiro. Titular absoluto de Renato Gaúcho, o volante foi o verdadeiro ‘carregador de piano’ de um time ofensivo — tanto que foi o quarto jogador com mais desarmes na competição — mas também essencial para armação da equipe, dadas as suas seis assistências, o segundo maior número do time, só atrás de Luís Suárez.
5. Franco Cristaldo – Grêmio
Seguindo com a legião estrangeira do vice-campeão, o argentino Franco Cristaldo foi outro dos principais estrangeiros do Brasileirão Série A 2023. Atuando como um verdadeiro enganche (meia-atacante centralizado), o camisa 19 do Grêmio terminou o campeonato com oito gols e cinco assistências, ficando atrás só de Luis Suárez na maioria dos números ofensivos gremistas na competição.
6. Maurício Lemos – Atlético-MG
O representante do terceiro colocado do Brasileirão, o Atlético-MG, é um raro destaque defensivo em meio a um time de referências ofensivas pesadas, como Hulk e Paulinho. E não poderia deixar de ser: o uruguaio foi o titular absoluto da melhor defesa da competição, com apenas 32 gols sofridos e cresceu vertiginosamente de produção sob o comando de Luis Felipe Scolari.
7. Arrascaeta – Flamengo
O uruguaio é presença praticamente garantida nas listas de melhores estrangeiros do futebol brasileiro, seja no Campeonato Brasileiro ou em outra competição. Em 2023, seguiu com sua produção ofensiva absurda: 13 participações diretas em gol (7G, 6A) em 28 jogos, sendo o principal jogador da arrancada do Flamengo sob o comando do técnico Tite.
8. Victor Cuesta – Botafogo
Por mais que o argentino tenha caído, junto com todo o time do Botafogo, no segundo turno, na média, o zagueiro foi, sim, um dos melhores estrangeiros do Brasileirão 2023. Seu desempenho no primeiro turno, fazendo uma dupla de zaga certeira com Adryelson na melhor campanha da história do primeiro turno, não pode ser ignorado.