O ano de 2023, de fato, esteve longe de ser um dos melhores para o craque Neymar. Tendo amargado duas lesões que minaram sua temporada, o camisa 10 da seleção brasileira ficou fora da lista dos 100 melhores jogadores do mundo, na tradicional listagem feita pela revista Four Four Two.
O renomado veículo britânico colocou na relação nove brasileiros, sendo que Vinícius Júnior, do Real Madrid, foi o representante nacional melhor posicionado, sendo o décimo lugar. Na sequência, Alisson (Liverpool), Bruno Guimarães (Newcastle) e Ederson (Manchester City) aparecem dentro do top-30.
A exemplo de 2022, Erling Haaland, do City, foi apontado como o melhor jogador do futebol mundial. O craque norueguês está na final do prêmio The Best, concorrendo com Messi e Mbappé. Destaque com a camisa do Real Madrid, Jude Bellingham é o segundo, enquanto Harry Kane fecha o “pódio” da Four Four Two.
Lista da Four Four Two com top-10 e brasileiros:
1º Erling Haaland (Manchester City)
2º Jude Bellingham (Real Madrid)
3º Harry Kane (Bayern de Munique)
4º Kylian Mbappe (PSG)
5º Rodri (Manchester City)
6º Lionel Messi (Inter Miami)
7º Bernardo Silva (Manchester City)
8º Mohamed Salah (Liverpool)
9º Antoine Griezmann (Atlético de Madri)
10º Vinicius Jr. (Real Madrid)
21º Alisson (Liverpool)
22º Bruno Guimarães (Newcastle)
23º Ederson (Manchester City)
51º Gabriel Martinelli (Arsenal)
60º Rodrygo (Real Madrid)
64º Douglas Luiz (Aston Villa)
83º Lucas Paqueta (West Ham)
Neymar e a queda vertiginosa por conta das lesões
Na última edição da premiação, anunciada às vésperas da Copa do Mundo, Neymar ficou na sétima colocação do top-100, tendo superado inclusive Vini Júnior. Neste ano, como o craque acumulou duas lesões quase que consecutivas, o veículo o deixou fora da relação.
Meses depois da disputa do Mundial no Catar, Neymar teve uma nova lesão no tornozelo, que tirou dos gramados pelo restante da temporada 2022/23, pelo PSG. Contratado pelo Al-Hilal em agosto deste ano, o craque só atuou em cinco partidas, uma vez que sofreu grave lesão no joelho, quando estava à serviço da seleção brasileira na Data Fifa.
Fora dos gramados desde outubro, Neymar perderá a Copa América, conforme sinalizou o médico da seleção, Rodrigo Lasmar, e só deve voltar à ativa em julho de 2024.