Home Extracampo Neymar, Dudu e mais: jogadores sofrem lesões de LCA em 2023

Neymar, Dudu e mais: jogadores sofrem lesões de LCA em 2023

Lesões de ruptura de ligamento cruzado se tornaram cada vez mais frequentes no futebol

Beatriz Ojeda
Ex-atleta, formada em Letras e apaixonada por esportes desde sempre. Trabalho como redatora desde 2018, fazendo cobertura de mídia esportiva, futebol, tênis e esportes americanos. Sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para aliar as duas grandes paixões.
Grave lesão de LCA afastou Neymar dos gramados novamente

Grave lesão de LCA afastou Neymar dos gramados novamente

Não há dúvidas que um dos maiores medos dos jogadores, torcedores e comissão técnica dos clubes são as lesões sérias. Na temporada de 2023, infelizmente, o futebol internacional viu vários ídolos sofrendo graves lesões de LCA, em outras palavras, ruptura de ligamento cruzado anterior, conhecida como a pior lesão que um atleta pode sofrer.

Jogadores que sofreram lesões de ligamento cruzado

Provavelmente a lesão mais temida no futebol, acometeu diversos ídolos durante o ano de 2023. As causas pelas quais se tornou tão recorrente ainda são um mistério, mas a alta demanda de partidas, calendário cheio e diversas condições de gramados estão entre as principais suspeitas. Mais presente no futebol feminino, o LCA gerou várias vítimas no masculino nesta temporada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No futebol brasileiro, talvez o caso mais conhecido seja o de Neymar. O jogador se recuperava de uma lesão no tornozelo e acabava de ser protagonista de uma transferência milionária ao Al Hilal quando na partida contra o Uruguai pelas eliminatórias, em 17 de outubro, sofreu a ruptura de ligamento cruzado.

Além de Neymar, Paulinho teve uma segunda ruptura de ligamento cruzado em 2023, após se recuperar do mesmo problema em 2022 e deve desfalcar o Corinthians por mais alguns meses. Em abril deste ano, o lateral-esquerdo do Santos, Felipe Jonatan sofreu uma ruptura de LCA na Sul-Americana contra o Audax Italiano. O Peixe também foi desfalcado por Sandry, que se recuperava desta lesão no joelho direito, quando machucou o esquerdo em 2023.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O São Paulo teve duas perdas por ruptura de ligamento cruzado em 2023, a primeira no início do ano do zagueiro Ferraresi e posteriormente do atacante Galoppo, ambos vinham com boa performance. O departamento médico do Palmeiras teve duas rupturas de LCA, a primeira de Atuesta ainda no Paulistão e já está disponível para atuar no clube e posteriormente Dudu em agosto contra o Vasco, a falta do atacante foi um dos grandes problemas na reta final da temporada.

Porém, o futebol internacional também sofreu com perdas por ruptura de ligamento cruzado, o jovem atacante Gavi do Barcelona se lesionou em novembro em partida pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Por sua vez, o Real Madrid sofreu com a lesão deste tipo de Courtois na pré-temporada, no primeiro jogo da atual temporada com a perda de Eder Militão e no último final de semana o lateral David Alaba teve o mesmo problema físico constatado.  

Better Collective