PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Basquete NBA: entenda por que os Pelicans podem encerrar contrato com Zion Williamson mais cedo

NBA: entenda por que os Pelicans podem encerrar contrato com Zion Williamson mais cedo

Cláusula ameaça estabilidade financeira de Zion Williamson nos Pelicans

Por Luís Martinelli em 21/12/2023 18:36 - Atualizado há 11 meses

Ethan Miller/Getty Images

Em julho do ano passado, o jornalista do Nola.com, Christian Clark, relatou que o New Orleans Pelicans estabeleceu metas de peso para o ala-pivô Zion Williamson atingir após a extensão do seu contrato em cinco anos, no valor de 197,23 milhões de dólares (equivalente a R$ 961,5 milhões), segundo o portal Spotrac. Segundo a matéria de Clark, Williamson corria o risco de perder diversos incentivos e, potencialmente, dinheiro.

Os Pelicans, por sua vez, resistiram a isso após a reação de Williamson sobre o vazamento da informação.

No entanto, conforme relatado em matéria do repórter do The Athletic, Mike Vorkunov, publicada nesta quinta-feira (21), os últimos três anos do vínculo do jogador não são mais garantidos devido a uma suposta cláusula sobre o peso e gordura corporal de Williamson, entre outras métricas de saúde que precisariam ser atingidas para que ele tenha um salário totalmente garantido.

Segundo Vorkunov, atualmente, os Pelicans poderiam cortar Williamson sem qualquer prejuízo financeiro após a próxima temporada. De acordo com o relato do jornalista do The Athletic, há uma cláusula no contrato da estrela que exigia que ele disputasse 60 jogos na temporada passada. Entretanto, como ele participou de 29 partidas em 2022-23, os últimos três anos do acordo mudaram para salário não garantido para as temporadas de 2024-25, 2025-26 e 2026-27.

Contudo, o repórter relata que executivos de outros times acreditam que uma dispensa de Williamson acontecerá apenas em circunstâncias extremas. E, caso ele perca muito tempo nesta temporada, o seu salário garantido para 2024-25 pode ser cortado.

Caso a franquia de Nova Orleans opte por não dispensá-lo, há grandes chances de Williamson receber algumas das garantias de volta. Conforme o artigo de Vorkunov, 20% do salário de Williamson para a temporada de 2025-26 será garantido novamente se ele atingir certos objetivos de peso. Outros 60% se tornaram garantidos também se ele disputar pelo menos 61 confrontos. Além disso, há certas datas que, se os Pelicans não o dispensarem, o salário dele se tornará completamente garantido de qualquer maneira.

Segundo o The Athletic, Williamson corre risco de perder mais garantias se não garantir se ele não atingir certas marcas durante checagens de peso e gordura corporal. Sob o vínculo atual, a soma do peso de Williamson em libras e gordura corporal deve ser menos de 295. Ele foi listado com peso de 285 libras (por volta de 129 kg), significando que a sua gordura corporal não deve ser maior do que 10%.

Nesta temporada, Williamson representou os Pelicans em 22 duelos, registrando médias de 22 pontos, 5,8 rebotes e 4,6 assistências por jogo, enquanto possui aproveitamento de 57,8% nos arremessos de quadra.

Os Pelicans atualmente têm campanha de 16 vitórias e 14 derrotas, ocupando a sétima posição da Conferência Oeste, dentro da zona de classificação ao play-in.

Exit mobile version