O atacante Stiven Mendoza pode deixar o Santos e teria o interesse de um clube da Colômbia, seu país natal. Segundo o jornalista Pipe Sierra, o Millonarios quer o jogador e teria aberto sondagem, porém, o alto salário que Mendoza recebe no Santos dificulta um acordo.
O atacante colombiano recebe cerca de R$ 600 mil no Peixe, em valor que representa seu salário e luvas diluídas pela assinatura de seu contrato no início de 2023. O valor é considerado alto pelo Millonarios, mas também para o Santos em uma realidade de Série B, por isso, o clube praiano quer negociar o atleta.
O time da Colômbia entende que a única forma de um acordo ser fechado seria um empréstimo com o Santos pagando parte do salário, deixando o restante a cargo do Millonarios.
Em meio a isso, a prioridade de Mendoza não seria retornar à Colômbia agora, entendendo que tem mercado no Brasileirão Série A e buscando um clube para atuar.
Mendoza não brilhou no Corinthians
O atacante de 31 anos foi revelado pelo Envigado, da Colômbia, onde estreou como profissional em 2010. Rodou pelo futebol da Colômbia, tendo defendido América de Cali, Deportivo Cúcuta e Deportivo Cali. Saiu para o Chennaiyin, da Índia, e em 2015 chegou ao Corinthians, onde foi campeão brasileiro. Retornou ao time indiano por empréstimo, posteriormente sendo cedido ainda ao New York City, dos Estados Unidos, e ao Bahia.
Em 2018 foi negociado em definitivo com o Amiens, da França, onde ficou até 2021, com destaque. No mesmo ano acertou com o Ceará, onde brilhou, e foi contratado pelo Santos. Pelo Peixe, foram dez gols em 45 jogos. O atacante ainda deu duas assistências.