Melquizael Costa conta detalhes do ‘adiamento’ de sua luta para o UFC Vegas 83
Brasileiro enfrentaria Steve Garcia no UFC Austin, mas teve seu combate adiado para o evento do próximo sábado (9) em Las Vegas
Brasileiro enfrentaria Steve Garcia no UFC Austin, mas teve seu combate adiado para o evento do próximo sábado (9) em Las Vegas
Melquizael Costa estava pronto para voltar à ação no último sábado (2), no UFC Austin, mas viu sua luta sendo retirada do card por problemas médicos de seu adversário, o americano Steve Garcia, no dia anterior ao evento.
A notícia poderia cair como uma ‘bomba’ para o brasileiro, no entanto, ainda na sexta (1), Melquizael também foi informado que aquele seria apenas um ‘adiamento’ de seu retorno aos ringues do Ultimate.
Agora, o peso-leve encara o mesmo Steve Garcia no UFC Vegas 83, evento marcado para o próximo sábado (9), no UFC Apex, em Las Vegas. Em entrevista exclusiva ao Torcedores.com, Melquizael Costa falou sobre como recebeu a notícia desta mudança e qual foi o impacto na sua preparação.
“Eu já estava no peso. Na verdade, já estava dormindo, esperando só acordar pra pesagem. Quando foi umas duas horas da madrugada, o meu treinador me acordou, falando que meu oponente estava no hospital, e que não precisava continuar mais no meu corte de peso. Então, na mesma hora tive que parar de cortar o peso”, relatou o brasileiro.
Melquizael revelou ainda que ficou mal com a notícia, mas com a nova data da luta, a preparação seguiu a mesma.
“Na verdade, fiquei muito mal. Você quer lutar, você treinou pra isso. Só que na tarde do mesmo dia, a gente já conseguiu remarcar para essa semana. E pra mim, foi de boa, não mudou nada não. A mentalidade continuou ótima, porque vai ser no peso combinado, meu peso estava abaixo. Então tranquilo, na minha mente, não mudou nada.”
De Austin para Vegas: o que muda?
Fora do octógono, a principal mudança é nítida. Enquanto em Austin, havia presença maciça de público, o Apex costuma ter a presença apenas de imprensa e pessoas mais próximas aos lutadores. Porém, para Melquizael Costa, o impacto é nulo, tendo em vista que para o brasileiro, o Apex é uma ‘segunda casa’.
“O Apex é uma segunda casa pra gente. Então, me sinto bastante confortável, não atrapalhou nada em questão de fuso (horário). O meu corte de peso também está muito bom, muito tranquilo, e meus corners também vieram pra cá, então está tudo ótimo, só esperando sábado. Sábado vai ser show!”
Risco de lesões antes de cada luta
Outro brasileiro que também estaria presente no UFC Vegas 83, seria Allan Nascimento, o ‘Puro Osso’. No entanto, o lutador da Chute Boxe acabou sendo cortado do card por lesão.
Em uma época onde vários brasileiros têm sido ‘cortados’ de suas lutas, devido a problemas nas semanas e até dias que antecedem cada evento, Melquizael também detalhou como se prepara para cada embate, de maneira que mantenha a intensidade, e ao mesmo tempo não corra o risco de se lesionar.
“Infelizmente, acontece muito com os lutadores, como aconteceu com o Allan (Puro Osso) agora. E é uma das preocupações que o meu treinador tem. Um mês antes das lutas, a gente não faz mais sparring. O meu treinador não deixa a gente fazer sparring nenhum. E uma semana ou duas, a gente não faz mais treinos de jiu-jitsu. Porque nosso treino é muito intenso, e a gente as vezes não sabe dosar, nem eu, e nem meus parceiros de treino. Então, meu treinador prefere evitar, e aí não se faz nenhum treino com contato físico. A gente faz muito ‘bate manopla’, ‘ground and pound’, mas não treina com os parceiros, para evitar essas lesões”, finalizou.
Card do UFC Vegas 83:
Card Principal – 00h
Peso-galo (até 61,2 Kg): Song Yadong x Chris Gutierrez
Peso meio-pesado (até 92,9 Kg): Anthony Smith x Khalil Rountree Jr.
Peso-leve (até 70,3 Kg): Nasrat Haqparast x Jamie Mullarkey
Peso-galo (até 61,2 Kg): Sumudaerji x Tim Elliott
Peso-médio (até 83,9 Kg): Jun Yong Park x André “Sergipano” Muniz
Card Preliminar – 21h30
Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Song Kenan x Kevin Jousset
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Hyun Sung Park x Shannon Ross
Peso-leve (até 70,3 Kg): Steve Garcia x Melquizael Costa
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Luana Santos x Stephanie Egger
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Tatsuro Taira x Carlos Hernandez
Peso-palha (até 52,1 Kg): Rayanne Amanda x Talita Alencar
Tudo sobre o UFC Vegas 83, você confere aqui no Torcedores.com