Após o fim da temporada, análises sobre o futebol nacional estão ocorrendo na mídia esportiva. Em relação ao desfecho do Brasileirão, Lugano fez questão de valorizar o desempenho do Grêmio ao eleger Renato Gaúcho como o melhor técnico do ano. Ao longo das 38 rodadas, o comandante esteve à frente de um time que flertou com o título e encerrou sua participação em segundo lugar.
“Quem é o técnico de 2023?”, questionou-se, em desafio no canal de André Hernan.
“No Brasil? Acho que o Renato Gaúcho”, respondeu Lugano.
Em relação ao desempenho de Suárez, Lugano apontou que o camisa 9 do Grêmio foi protagonista no Brasil. Principal jogador do Grêmio na competição de pontos corridos, o atacante venceu o prêmio da ESPN de craque do campeonato nacional.
“Passagem do Suárez no Brasil em uma palavra?”, perguntou-se.
“Protagonista.”, cravou Lugano.
Lugano valorizou estilo de Renato Gaúcho
Durante o programa Resenha da Rodada, Lugano já havia exaltado o trabalho de Renato Gaúcho no Grêmio. Como o técnico extraiu o melhor futebol de Suárez, o bom desempenho no Brasileirão também foi atrelado ao desempenho como gestor no clube gaúcho.
“Ter um treinador não malandro, mas gestor. O Luís é chato para caramba no dia a dia. Ele viveu um mês de guerra interna, e o Renato levou isso com muita sabedoria. Se fosse outro treinador que tem autoestima baixa, que precisa mostrar que manda, fazia cagad… Então, tem muito a ver com um gestor como o Renato.”, afirmou no programa Resenha da Rodada, da ESPN.