Ídolo do São Paulo, o agora comentarista Lugano marcou presença no jogo festivo entre o time do Morumbi e o Milan, rememorando a conquista do Mundial de Clubes. No papo com a imprensa, ele interagiu com a jornalista Domitila Becker, do UOL Esporte, e teve que apontar o destaque da temporada.
Na visão do ex-jogador, o futebol brasileiro teve o Palmeiras como o maior regular, mas São Paulo e Grêmio também mereceram elogios pelas campanhas na Copa do Brasil e Brasileirão Série A, respectivamente.
“Ah, o mais regular foi o Palmeiras. A surpresa foi São Paulo, porque ganhou o torneio mais difícil da Copa do Brasil. No Brasileirão, acho que o Grêmio atingiu um patamar que ninguém esperava, e também superou a expectativa”, disse Lugano.
Exaltado por Lugano, Grêmio ficou próximo de fazer história no Brasileirão Série A
Integrante da Série B em 2022, o Tricolor dos Pampas chegou para essa temporada desacreditado por parte da imprensa, em termos de luta pelo título. Contudo, a equipe de Renato Gaúcho conseguiu uma exímia regularidade e cresceu no returno, chegando a ter a possibilidade de terminar a 34ª rodada do Brasileirão na liderança.
Na oportunidade, o Imortal acabou caindo para o Corinthians, em casa, e viu o Palmeiras assumir o topo e não mais abandonar a condição, rumando até o título. Se tivesse faturado a conquista, o Grêmio seria o primeiro time da história a ser campeão no ano seguinte após ter disputado a divisão de acesso.
Vice-campeão brasileiro, o time sulista fechou a competição com 68 pontos, dois a menos no comparativo com os comandados de Abel Ferreira. O principal protagonista foi Luis Suárez, que foi eleito o craque do Brasileirão nas premiações da CBF e do Bola de Prata, da ESPN.