Liverpool derrota o Burnley e assume a liderança da Premier League
Reds sofreram contra goleiro rival, mas confirmaram favoritismo
O Liverpool bateu o Burnley por 2 a 0 na noite desta terça-feira (26), no Estádio Turf Moor, em duelo da 19ª rodada da Premier League. Darwin Núnez e Diego Jota fizeram os gols da vitória dos Reds.
Com o resultado, o Liverpool foi aos 42 pontos, assumiu a liderança da Premier League e torce para que o Arsenal não derrote o West Ham na próxima quinta-feira (28), no Emirates Stadium, no complemento da última rodada do primeiro turno. Já o Burnley seguiu na penúltima colocação, com 11 pontos ganhos, e com chances reais de rebaixamento.
Domínio dos Reds no primeiro tempo
Com apenas quatro minutos, o Liverpool criou a primeira boa chance para abrir o placar. Após lindo toque de calcanhar de Gakpo, Elliot finalizou para boa defesa de Trafford.
O Burnley respondeu na jogada seguinte com Amdouni finalizando perto da trave.
Os Reds saíram em vantagem aos seis minutos. Darwin Núñez recebeu de Gakpo e da entrada da área acertou chute com categoria, sem chances para o goleiro adversário.
O Liverpool pressionou durante todo o restante do primeiro tempo em busca de mais gols, mas parou em atuação inspirada do jovem Trafford, que fez grandes defesas em chutes de Salah, Núnez e Endo.
Uma finalização de Salah ainda parou no travessão.
Segundo tempo
O Liverpool voltou para a etapa final com o domínio da posse de bola e tentando achar brechas no sistema defensivo rival. Aos 9, Elliot chegou a ampliar. Contudo, após ser alertado pelo VAR, o árbitro checou o lance no monitor e considerou que Salah, em posição de impedimento, atrapalhou Trafford.
Os Reds reduziram o ímpeto e viram os visitantes ameaçarem. Aos 14, O’Shea desviou cobrança de escanteio e mandou perto da trave.
Os Vinho Tintos quase empataram aos 23. Odobert fez linda jogada pela esquerda, deixou para trás dois marcadores e cruzou para Gudmundsson testar para fora.
O Liverpool conseguiu sair da pressão e quase ampliou aos 28. Após cruzamento de Arnold, Díaz desviou, Szoboszlai chegou atrasado e não conseguiu finalizar bem próximo do gol.
O Burnley desperdiçou a sua última chance clara para empatar aos 41. Endo deu presentaço para Larsen, que da entrada da área chutou perto da trave.
Dois minutos depois, Trafford evitou o segundo gol dos Reds ao defender chute cruzado de Luis Díaz.
Aos 45, o goleiro não conseguiu evitar o gol de Diogo Jota, que fechou o placar, após assistência do colombiano Luis Díaz.
Próximos jogos de Burnley e Liverpool
O Liverpool enfrenta o Newcastle na próxima segunda-feira (01), às 17h (horário de Brasília), no Anfield. Dois dias antes, no sábado (30), às 12h, o Burnley visita o Aston Villa, no Villa Park. Ambos os jogos são válidos pela 20ª rodada da Premier League.