Jornal espanhol ataca CBF e jornalismo brasileiro sobre Ancelotti: “Ilusionismo patrocinado”
Veículo da Espanha vê papel "pouco profissional" da seleção brasileira e da mídia esportiva do Brasil em interesse da Canarinho pelo italiano
O anúncio do Real Madrid sobre a renovação contratual com Carlo Ancelotti encerrou o sonho da Seleção Brasileira de ter o renomado técnico em 2024.
Antes disso, a CBF chegou a informar a existência de um acordo verbal com o italiano para assumir o Brasil já na próxima Copa América.
Além da entidade, parte da imprensa brasileira teria ‘comprado’ a ideia e cogitado o fechamento de um acerto em junho do ano que vem, como avalia o jornal espanhol Sport.
Vergonha ‘histórica e global’ da CBF
Tal cenário, segundo o veículo espanhol, fez a Confederação Brasileira de Futebol ser ridicularizada por causa desse equívoco. O periódico destacou que a entidade se submeteu a uma vergonha “histórica e global”.
“O ridículo da Confederação, personificado em seu presidente, Ednaldo Rodrigues, agora afastado do cargo por um tribunal no Rio de Janeiro, é histórico e global.”, avaliou o jornal da Catalunha.
“O dirigente, valendo-se de todo o aparato de comunicação da CBF, há meses se dedica a inebriar a opinião pública brasileira. Ele disse que estava com Carletto amarrado, dando a entender que, em janeiro, assinaria seu contrato”, prosseguiu o Sport.
Jornalismo brasileiro não se safa da análise do jornal espanhol
Em seguida, o periódico espanhol enfatizou que alguns veículos do jornalismo brasileiro se expuseram ao ‘comprar’ a ideia da CBF de que Ancelotti assumiria a seleção brasileira ao término do contrato com o Real Madrid. A publicação relatou ainda que esses veículos foram “pouco profissionais”:
“Alguns dos veículos do jornalismo brasileiro morderam a isca numa atitude pouco profissional de seguimento que os deixa expostos”, destacou a publicação assinada pelo jornalista Joaquim Piera.
Levando em conta a derrocada da CBF no ‘caso Ancelotti’ e a fase ruim da seleção brasileira, o Sport acrescenta que o declínio que se instalou na Canarinho é consequência, em grande parte, dos “atos de seus líderes”:
“A ‘operação Carletto’ tem sido um grande espetáculo midiático de ilusionismo patrocinado pela Confederação que só trouxe instabilidade esportiva à ‘Canarinha’, com um 2023 jogado fora em que, pela primeira vez em seis décadas, contabilizou mais derrotas do que vitórias”, concluiu o jornal Sport.
Renovação de Carlo Ancelotti com o Real Madrid
Segundo informação da ESPN, Ancelotti e Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, se reuniram na madrugada de quinta-feira (28). No encontro, o italiano apresentou suas condições, que foram acatadas pelo cartola merengue.
Pérez informou a Ancelotti que faria o comunicado da extensão contratual muito em breve. No entanto, o italiano não esperava que o anúncio aconteceria já na manhã desta sexta-feira (29), o que surpreendeu o treinador dos ‘blancos‘.
Sem acordo com a seleção brasileira, Carlo Ancelotti acertou sua ampliação de contrato com o Real Madrid até junho de 2026. Enquanto o Brasil, comandado interinamente por Fernando Diniz, vive a incógnita sobre quem será seu técnico em definitivo a partir de 2024.