Destaque no noticiário esportivo nos últimos dias em torno de uma possível saída do Flamengo para o Corinthians, Gabigol voltou a ter o nome fortemente veiculado na imprensa nesta sexta-feira (22), mas por um outro motivo. Segundo informações são do ge, o camisa 10 foi denunciado pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem por tentativa de fraude de um exame de controle de doping.
A situação em questão aconteceu no dia 8 de abril de 2023, no centro de treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu. O caso será julgado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, e tem data definida para o julgamento. Se condenado, o atacante pode pegar até quatro anos de condenação.
Ainda segundo a publicação, Gabigol está sendo acusado de ter dificultado a realização do exame mediante à procura dos oficiais responsáveis pela coleta. No dia do ocorrido, os jogadores realizaram o exame antes do treino das 10h, mas o camisa 10 resistiu.
Na denúncia, consta que o atacante prejudicou o trabalho dos oficiais de diversas formas. Além do atraso, o jogador teria desrespeitado e não cumprido os protocolos corretos. Gabigol não obedeceu, por exemplo, o repouso necessários de duas horas depois de atividade física. Enquanto os companheiros realizaram o exame antes do treinamento, o camisa só realizou depois da atividade.
Ele foi acusado de ter ignorado os profissionais, e foi almoçar, não seguindo os procedimentos. Posteriormente, quando foi realizar o exame, ele ainda se irritou com o fato de ver o oficial o acompanhando até o banheiro, e entregou o vaso aberto, descumprindo a orientação recebida.
O sistema de doping surpresa costuma ser realizado sem aviso prévio nos centros de treinamentos dos clubes. Gabigol foi notificado sobre a tentativa de fraude no dia 30 de maio. Vice-geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee defendeu o atacante na primeira oportunidade, mas a denúncia foi mantida e agora será julgada pelo pleno. Em posicionamento ao ge após a denúncia ser acatada, o Flamengo disse não ter sido notificado sobre a intimação.