Uruguaio é prioridade, mas negociação é vista como bastante complicada; Juninho Capixaba, do Red Bull Bragantino, é ‘plano B’ da diretoria
A todo vapor no mercado, o Flamengo agora mobiliza esforços para contratação de um lateral-esquerdo e o nome de Matías Viña é a grande prioridade da diretoria para 2024. Entretanto, ciente da dificuldade da negociação pelo uruguaio, os dirigentes do Rubro-Negro já trabalham em outra frente para a posição.
Scarpa quer ouvir Tite antes de dizer “sim” ao Flamengo
Os primeiros contatos entre Flamengo e representantes de Matías Viña já aconteceram, conforme publicou inicialmente o ge. Porém, o Torcedores.com apurou, em parceria com o canal Luiz Antônio RN, que o Flamengo também iniciou conversas com os agentes do lateral Juninho Capixaba, do Red Bull Bragantino.
A ideia do Flamengo em ter duas frentes é se resguardar caso uma negociação não avance como o esperado. O clube entende que contratar Matías Viña é tarefa complicada pela transação envolver dois clubes: Sassuolo e Roma.
O lateral uruguaio pertence à Roma, mas está emprestado ao Sassuolo, onde foi titular em 13 dos 16 jogos do Campeonato Italiano na temporada. Assim, o Flamengo precisaria convencer ao Sassuolo liberar o atleta antes do fim do empréstimo, estipulado apenas para junho de 2024, e logo após discutir os valores com a Roma.
Outro fator analisado pela diretoria rubro-negra é a lesão recente que Viña sofreu durante a partida contra o Cagliari, no dia 11 de dezembro. O lateral machucou o joelho e, de acordo com comunicado do clube, já iniciou tratamento. A expectativa é que fique fora dos gramados cerca de um mês, o que faria com que perdesse o início da preparação do Flamengo.
“Os exames instrumentais realizados em Matias Viña evidenciaram lesão no colateral medial do joelho direito. O jogador já iniciou o processo de reabilitação”, diz a nota do Sassuolo.
Conversas por Capixaba
Se Viña tem o aval de Tite, Juninho Capixaba também tem. O lateral do Red Bull Bragantino foi um dos destaques da temporada 2023 e chamou atenção do treinador do Flamengo. Inclusive, foi citado até durante uma coletiva do comandante rubro-negro.
O Flamengo enxerga a negociação por Juninho Capixaba como mais viável devido aos valores inferiores. Viña tem cláusula de 10 milhões de euros com a Roma, cerca de R$ 53 milhões na cotação atual, segundo a imprensa italiana. Capixaba, por sua vez, é avaliado em R$ 30 milhões, valor que o Red Bull Bragantino já havia aceitado em proposta feita pelo CSKA, no meio de 2023.
Flamengo e Red Bull Bragantino têm uma boa relação e isso também pesa a favor de Juninho Capixaba. Recentemente os clubes negociaram Natan, Fabrício Bruno e Matheus Gonçalves. Léo Ortiz deve ser o próximo a fazer a ponte aérea.