O Flamengo teve uma temporada frustrante sem levantar nenhum título. O clube prepara uma ofensiva no mercado da bola para um elenco competitivo e reformulação do atual plantel. Na criação, com De La Cruz praticamente fechado, o jogador pode revezar funções com Arrascaeta ou até atuar em conjunto, como já aconteceu na seleção do Uruguai.
Arrascaeta e De La Cruz juntos no Flamengo?
Embora na seleção de Uruguai, normalmente um esteja no lugar do outro, já aconteceu de ambos os atletas estarem ao mesmo tempo nos gramados. Em 12 ocasiões quando estiveram juntos, o aproveitamento foi de 75% com 8 vitórias, 3 empates e 1 derrota apenas. Provavelmente à disposição de Tite em 2024, ainda há incógnitas sobre qual será o esquema tático do treinador brasileiro se a negociação se concretizar.
No entanto, no Uruguai, ambos já provaram a possibilidade de atuar juntos. Graças ao potencial criativo de Arrascaeta e De La Cruz, nas ocasiões em que atuaram em conjunto, a seleção conseguiu estufar as redes em 22 ocasiões, sendo que a dupla teve participação em 10 deles. Especificamente, cada jogador marcou dois gols e deu uma assistência destas participações diretas.
Na primeira ocasião em que Arrascaeta e De La Cruz jogaram juntos foi em 8 de outubro de 2020, quando o técnico era Óscar Tabárez. Ambos foram titulares na vitória por 2 a 1 contra o Chile ainda nas eliminatórias da Copa do Mundo 2022. O jogo marcou a estreia do jogador do River Plate no time nacional.
Posteriormente, a seleção seria comandada por Diego Alonso que diminuiria o tempo em conjunto da dupla. Para o treinador atual, Marcelo Bielsa, De La Cruz é um protagonista do esquema tático e usa Arrascaeta como substituto do meia-atacante, muito em decorrência dos problemas físicos apresentados pelo jogador do Flamengo durante a temporada.
Em plenas condições físicas, De La Cruz teve excelente performance nas eliminatórias da Copa do Mundo com três gols e quatro assistências durante este período. Pelo River Plate, o jogador já disputou 208 partidas desde 2017 com 36 gols e parece estar prestes a ser anunciado pelo Flamengo, que está disposto a pagar a multa rescisória.