Lateral anunciou aposentadoria e se despede dos gramados nesta quarta, mas diretoria rubro-negra quer permanência no clube
O Flamengo estuda oferecer um cargo de gerente técnico ao lateral Filipe Luís, que se aposenta dos gramados oficialmente nesta quarta-feira, contra o São Paulo.
O atleta se despediu da torcida rubro-negra na partida contra o Cuiabá, no Maracanã, no último domingo e a tendência é que siga no clube em 2024.
River Plate e Peñarol demonstram interesse em Varela, do Flamengo
Filipe Luís já declarou que ser treinador de uma equipe de futebol era um dos seus planos na pós-aposentadoria.
Ele inclusive ingressará nesta quinta-feira (7) no curso da CBF Academy para tirar a Licença A, que o habilita para trabalhar em equipes profissionais.
Como assumir o comando do Flamengo em breve não é uma opção, a diretoria rubro-negra estuda promover Filipe Luís à gerência técnica para se familiarizar com o ambiente gerencial da equipe.
“Meu sonho é treinar o Flamengo e conquistar títulos no Flamengo. Vou realizar”, disse Filipe no último domingo.
Em parceria com o canal Luiz Antônio RN, o Torcedores.com apurou que o presidente Rodolfo Landim tem o desejo de ver Filipe Luís no cargo de gerente técnico, atualmente comandado pelo ex-zagueiro Juan.
O mandatário acredita que o lateral atende a todos os requisitos da função, pois possui bom relacionamento com a diretoria, com o técnico Tite, com o elenco e também compreende as análises necessárias.
Cargo na gerência
O cargo de gerente técnico do Flamengo é ocupado atualmente pelo ex-zagueiro Juan, mas seu desempenho é bastante questionado pelos torcedores.
Contra o Cuiabá, o profissional participou da entrevista coletiva ao lado do técnico Tite e falou das suas funções. Conforme ele mesmo explicou, ele é um elo entre diretoria, comissão e jogadores:
“Minha função no dia a dia passa por observações e treinamento em jogos, da performance dos jogadores, o que dá certo e o que não dá certo.
E levar as informações para treinador, diretoria e jogadores. Entender o que o treinador quer, o modelo de jogo, o que o treinador pensa para cada posição e dar esse apoio, também participando de vídeos, reuniões e palestras. As comissões técnicas brasileiras conseguem me inserir mais no dia a dia”, explicou Juan.
Cargo na comissão técnica
Outra possibilidade para Filipe Luís é ingressar na comissão técnica de Tite. É uma experiência muito válida para se tornar treinador no futuro, seja no Flamengo ou em outro clube.
A perspectiva é tão positiva que algumas equipes menores já sondam Filipe Luís. Questionado a respeito, o lateral afirmou que só definirá seu futuro após o fim do Brasileirão:
“Eu realmente não sei. Vamos esperar passar para a gente sentar e conversar. Tite é um pai para mim também. Não tenho palavras para descrever o que esse cara já fez por mim”, disse.