O futebol brasileiro está voltando a ter destaque no cenário mundial no que diz respeito a revelar novos jogadores. Endrick e Vitor Roque, já acertados com Real Madrid e Barcelona, são dois dos atletas da nova geração em destaque. Mas outros nomes brasileiros também são monitorados pelo futebol europeu.
Criado em 2005, o CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos) que trabalha com relatórios e estudos estatísticos ligados ao futebol, divulgou nesta terça-feira (26), um levantamento com 270 jovens abaixo dos 21 anos que devem ser observados de perto para o futuro, contemplando 49 ligas pelo mundo. Destes 11 são jogadores que atuam ou atuaram no Brasil em 2023.
Confira abaixo quais os atletas brasileiros em destaque no estudo por posição abaixo dos 21 anos
Goleiros
Entre os 30 goleiros com maior potencial para o futuro, temos Neneca, jovem de 20 anos, que atua no Londrina, na 18ª colocação.
Zagueiros
Prestes a ser anunciado pelo PSG, Lucas Beraldo, de 20 anos e atualmente atleta do São Paulo, é um dos destaques do estudo, sendo o 2º zagueiro mundial com maior potencial.
Laterais-esquerdos
Rikelme, atleta de 20 anos do Cuiabá, é outro atleta em destaque no levantamento do CIES, sendo o 5ª com maior potencial mundial na posição.
Rodrigo Silva, que defende as cores do Vila Nova, é outro em destaque, sendo o 22º no ranking.
Laterais-direitos
Wesley, lateral de 20 anos do Flamengo, aparece na 4ª posição do ranking, sendo o segundo melhor entre os que atuam fora da Europa, atrás apenas de Agustín Giay, do San Lorenzo.
Volantes
Aos 20 anos, Aleksander, jogador do Fluminense, é o 6º em sua posição no mundo, sendo o primeiro entre aqueles que não atuam no futebol europeu.
Pontas-esquerdos
Atualmente no Grêmio, o ponta Lucas Besozzi, de 20 anos, é o 8º no ranking, enquanto Bruninho Gonçalves, também com 20 anos e atualmente no Red Bull Bragantino, é o 20º.
Centroavantes
Posição onde temos a maior quantidade de atletas brasileiros em destaque, como Marcos Leonardo, jogador de 20 anos do Santos.
Aos 18 anos, Vitor Roque, do Barcelona, é o 4º na lista geral enquanto Endrick, de 17 anos, ainda atleta do Palmeiras, é o 7º no ranking.
Ausência de meias de criação / ofensivos
Um fato que chama atenção no levantamento do CIES é não termos nenhum brasileiro entre os potenciais destaques na posição de meio campo mais avançado.
Isso ajuda a entender a escassez de atletas brasileiros para criação de jogadas, não só para os clubes, mas até mesmo com potencial para assumir a posição na seleção brasileira.