Fernando Diniz engatou sequência de trabalho no Fluminense e conseguiu a sonhada afirmação no futebol nacional. Neste cenário, ele acabou sendo o único brasileiro presente em votação da IFFHS.
Além dos títulos alcançados na temporada, com destaque para a Libertadores, o técnico foi contratado pela CBF e se tornou o comandante interino da seleção. Assim, a boa fase de treinador brasileirão passou despercebida e Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol colocou Diniz no top-5.
Com 33 pontos, Fernando Diniz ocupou a quinta posição entre os melhores treinadores do mundo em 2023. Neste cenário, Arteta, Xavi, Ange Postecoglou, Unai Emery e Jurgen Klopp foram desbancados na eleição.
Veja abaixo o ranking liderado por Pep Guardiola:
- Pep Guardiola (Manchester City): 281 pontos
- Carlo Ancelotti (Real Madrid): 56 pontos
- Luciano Spaletti (Napoli/Itália): 53 pontos
- Simone Inzaghi (Inter de Milão): 51 pontos
- Fernando Diniz (Fluminense): 33 pontos
- Mikel Arteta (Arsenal): 30 pontos
- Xavi (Barcelona): 26 pontos
- Ange Postecoglou (Tottenham): 12 pontos
- Unai Emery (Aston Villa): 8 pontos
- Jurgen Klopp (Liverpool): 6 pontos
Diniz na seleção brasileira
Por conta da renovação de Ancelotti com o Real Madrid, o futuro de Diniz no Brasil se encontra indefinido. Contratado para repassar o cargo antes da Copa América, o atual treinador da seleção, recentemente, evitou projetar o futuro dirigindo o time nacional.
“O que eu tenho que ocupar minha cabeça é pelo período que a gente tem acordado, eu não fico pensando no futuro”, disse o técnico que intercala o Fluminense e a seleção brasileira.
“O que eu quero é entregar o melhor que puder para a seleção, para depois, quando houver uma troca de comando, tenha um time bem treinado, que quem chegar consiga levar, achar que o time ficou em boas mãos e que tenha chance de seguir um caminho vitorioso”, afirmou Fernando Diniz.