Na última madrugada de quinta-feira, 28 de dezembro, para essa sexta, o Time Brasil perdeu para a Espanha por 2 a 1 na abertura do grupo A da United Cup, disputado na cidade australiana de Perth.
Na simples masculina, Thiago Wild perdeu para Alejandro Davidovich Forkina por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/0. Logo em seguida, Bia Haddad empatou o confronto ao vencer Sara Sorribes Tormo também pelo placar de 2/0 parciais de 7/6 (7/1) e 6/2, mas no terceiro e decisivo jogo, a dupla do Brasil, formada por Bia e o experiente Marcelo Melo caiu diante de Forkina e Sorribes. Os espanhóis cravaram 2 a 0 (6/4 e 7/5).
O Brasil volta a quadra no começo da manhã deste sábado, 30 de dezembro, às 6h da manhã (de Brasília). Na oportunidade, o grupo comandado por Rafael Paciaroni pega a Polônia. Haddad Maia joga contra a nº 1 da WTA, Iga Swiatek, e Wild encara o 10º do ranking da ATP, Hubert Hurkacz. Em caso de vitória, os brasileiros dependerão que os poloneses vençam a Espanha, e de outros resultados dos grupos da United Cup, para passar em segundo na chave.
Bia volta ao top 10 com vitória sobre Sorribes
Com sua vitória no torneio entre nações, a brasileira voltará a figurar no top 10 da WTA. Segundo projeção do site WTA Live Ranking, a brasileira somará 2.890 pontos, se ficar só com essa vitória. Esse número faz com que a tenista de 27 anos ultrapasse a tcheca Barbora Krejčíková que tem 2.855 e não disputa a United Cup. A competição mista também conta pontos para a ATP.
Como funciona a United Cup
O confronto entre países possui seis grupos (A,B,C,D,E e F) com três times cada. Classificam-se para as quartas de final os vencedores de cada chave e os dois melhores segundos colocados.
Grupos da competição
Grupo A – Perth – Polônia, Espanha e Brasil
Grupo B – Sydney – Grécia, Canadá e Chile
Grupo C – Perth – EUA, Grã-Bretanha e Austrália
Grupo D – Sydney – França, Itália e Alemanha
Grupo E – Perth – Tchéquia, China e Sérvia
Grupo F – Sydney – Croácia, Países Baixos e Noruega