Último dia do ano e os gols representaram a alegria dos torcedores apaixonados pelo futebol em 2023. Enquanto Cristiano Ronaldo e Harry Kane brilharam fora do país, Germán Cano, do Fluminense, foi o grande destaque no Brasil.
Neste prisma, optamos por elaborar um top-10 com os maiores goleadores do ano de 2023. Veja os nomes.
Décima posição
O décimo colocado é o belga Romelu Lukaku, atualmente na Roma da Itália. O craque totalizou 39 gols, distribuídos entre clubes e seleção. Foram 13 tentos sob o comando de José Mourinho, 12 pela Inter de Milão e 14 pela seleção da Bélgica.
Outros jogadores que também contabilizaram 39 gols foram o mexicano Santiago Giménez, do Feyenoord, e o Húngaro Barnabás Vargas, do Ferencvaros. Os dois marcaram 35 gols pelos seus clubes e quatro por suas respectivas seleções.
Sétima colocação
Germán Cano, do Fluminense, e Denis Bouanga, do LAFC, dividem a sétima posição com o total de 40 tentos. Enquanto o argentino anotou todos os seus gols pelo Tricolor carioca, o atleta do Gabão concretizou 38 pelo seu clube e dois pela seleção do seu país.
Quinto e quarto
O quinto colocado é um representante do Reino Unido. Trata-se de Ronan Coughlan, do modesto Waterford, da Irlanda. O atacante balançou a rede em 41 ocasiões, todas pelo seu clube.
O primeiro representante da Premier League é o atacante Erling Haaland, do Manchester City. O norueguês ficou em quarto lugar com o total de 50 gols no ano: 44 pelos Citizens e seis pela Seleção da Noruega.
Os três maiores artilheiros de 2023
O francês Kilyan Mbappé e o inglês Harry Kane ficaram empatados com 52 tentos. Enquanto o craque do PSG anotou 42 pelo clube parisiense e 10 pela seleção da França, o inglês computou 25 pelo Bayern de Munique, 18 pelo Tottenham e 9 pela Inglaterra.
O maior artilheiro da temporada tem feito um grande sucesso nas Arábias. Trata-se de Cristiano Ronaldo, do Al Nassr. O Robôzão venceu as defesas adversárias em 53 ocasiões, com 41 gols pelo time saudita e 12 por Portugal.