Com dois reforços em 2023, Palmeiras levou Brasileirão, Paulista e Supercopa do Brasil
Alviverde conseguiu vencer as dificuldades e encerrar a temporada 2023 com títulos de expressão
O Palmeiras encerra a temporada 2023 com a sensação de dever cumprido após vencer o Brasileirão. Apesar das dificuldades com o departamento médico e as poucas contratações, o time de Abel Ferreira conseguiu deixar os seus torcedores contentes no final do ano.
O Palmeiras viu dois dos seus titulares deixarem o elenco antes do início da temporada 2023: Gustavo Scarpa e Danilo. Abel Ferreira recorreu ao improviso e às categorias de base para montar o plantel que disputaria o início do ano.
A equipe de Abel Ferreira iniciou o ano com bom desempenho ao vencer o Flamengo e faturar o primeiro título da temporada na Supercopa do Brasil.
Na sequência, conseguiu o Campeonato Paulista, mas esteve prestes a um vexame quando o Água Santa venceu a primeira partida da final estadual. A diretoria acelerou a contratação de Artur e Richard Rios para o restante da temporada.
Palmeiras: das eliminações ao título
Na Libertadores, o Alviverde teve bom desempenho até perder para o Boca Juniors na semifinal. Na Copa do Brasil, também foi eliminado precocemente em casa para o São Paulo e no Brasileirão viu uma vantagem de 13 pontos diminuir suas chances para o título.
Apesar das tentativas de contratação na segunda janela de transferências, a diretoria não trouxe nenhum novo nome, o que resultou em duras críticas dos torcedores à gestão de Leila Pereira.
A lesão de Dudu em agosto piorou ainda mais a situação e fez com que a torcida acreditasse que o o título do Brasileirão seria praticamente impossível de conquistar.
Entretanto, uma sequência de alterações táticas, tropeços de adversários, aliados ao crescimento em desempenho de Endrick e do restante do elenco, fizeram com que a remontada fosse possível.
O Palmeiras fez a lição de casa, tornou-se líder a três rodadas do Brasileirão levantou mais uma taça de Campeão Brasileiro em uma temporada cheia de altos e baixos.