A temporada 2023 do futebol brasileiro foi excelente para algumas equipes e trágica para outras. Títulos que escaparam das mãos e rebaixamentos improváveis repercutiram ao longo do ano. Em rápido contato com a jornalista Domitila Becker, o ex-jogador e comentarista Cicinho respondeu qual foi o time que mais decepcionou.
Na sua visão, o Botafogo foi aquele que mais desapontou. O ex-lateral do Real Madrid e seleção brasileira estava na torcida pelo Fogão no Campeonato Brasileiro, mas a equipe carioca não conseguiu sustentar uma diferença que chegou até 14 pontos sobre seus concorrentes e encerrou a Série A, inclusive, fora do G4. O pior dos roteiros possíveis para o torcedor.
“A decepção foi o Botafogo. O Botafogo perdeu um campeonato histórico”, disse Cicinho.
Desta forma também enxerga Lugano e faz um alerta para questão mental que pode ter sido a grande barreira dos cariocas no segundo turno.
“Acho que Botafogo. Todo mundo ficou triste pelo Botafogo. Todo mundo até torcia para dar certo. Acho que precisa ser até estudado no futebol o quanto o emocional pensa muito mais que o tático e técnico. É realmente uma decepção para todos nós, sobretudo para os torcedores que queriam ser campeões”, avaliou o ex-jogador.
Cicinho escolhe craque do Brasil em 2023
O jovem Endrick foi o grande nome do futebol brasileiro na temporada. Ao menos é desta forma que avalia Cicinho. Com apenas 17 anos e perto de se transferir ao Real Madrid, o atacante foi peça fundamental para Abel Ferreira nesta reta final do Brasileirão com assistências e gols decisivos.
“O jogador da temporada eu vou de Endrick. É um menino que soube lidar com as críticas, muita expectativa em cima dele, passou um período aí tentanto adaptação. Merece todos os créditos”, opinou Cicinho.
Aproveitando as férias, Endrick esteve na semana passada no CT do Real Madrid e conheceu seus futuros companheiros. Nas tribunas do Santiago Bernabeu acompanhou a goleada por 4 a 1 sobre o Villarreal pelo campeonato espanhol.