Convidado do programa “Fala, Galvão” desta terça-feira (12), o comentarista Walter Casagrande fez questão de elogiar o trabalho executado pelo técnico Abel Ferreira no futebol brasileiro. No bate-papo de mais de uma hora com o amigo Galvão Bueno, seu ex-companheiro de Globo, “Casa” frisou a importância do português no Palmeiras e o colocou na prateleira de destaque na América do Sul.
“Na minha visão, é o melhor treinador que trabalha na América do Sul, que é o Abel Ferreira. Dentro do elenco que é curto, ele tem três, quatro tipos de times, varia escalações e estilo tático”, disse Casagrande, elogiando o treinador do time que é o autal bicampeão do Brasileirão.
“Eu destaco o trabalho mental que ele faz. Ele consegue tirar dos jogadores do Palmeiras todo o foco que eles têm. Ele é inteligente”, exaltou Casagrande. O ex-jogador e comentarista ainda fez avaliação sobre a indecisão que tomou conta do Palmeiras na reta final do Campeonato Brasileiro.
Apesar do forte interesse do futebol do Catar na contratação do treinador, e alguns desabafos do próprio Abel Ferreira, Casagrande opinou que o comandante do Palmeiras não ficou perto de deixar o clube. Ainda em seu comentário, o ex-jogador destacou um papel de fundamental importância do português nos bastidores: saber puxar os holofotes pra si e deixar os jogadores leves para trabalhar no time.
“Na minha cabeça, não chegou nem perto da chance dele sair. O Abel é um cara muito centrado. Teve um momento do campeonato, que ele chamou a atenção da imprensa pra ele, e tirou o peso dos jogadores”, prosseguiu o ex-jogador.
“Quando ele falou sobre o futuro, ele chamou toda a atenção da imprensa, e o foco se tornou só o Abel, e ele treinando os jogadores tranquilo”, complementou Casagrande, apontando que o português só está atrás de Oswaldo Brandão, na lista dos melhores técnicos que o Verdão já teve.
Palmeiras deve trazer reforços para Abel
Para a temporada 2024, a presidente Leila Pereira promete se movimentar e fortalecer o elenco do treinador português. O volante Aníbal Moreno já é a primeira contratação certa. Cauly e Caio Alexandre, o primeiro do Bahia e o segundo do Fortaleza, estão no radar. O meia do Leão do Pici, inclusive, estaria muito próximo de ter negócio selado.
No próximo ano, o Verdão abre com a disputa da Supercopa do Brasil, encarando o São Paulo. O cronograma de competições ainda conta com o Paulistão, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão.