Gauchão da próxima temporada terá o Grêmio lutando pelo heptacampeonato, enquanto o Internacional buscar quebrar tabu
A próxima edição do Campeonato Gaúcho começará no fim de semana de 20 e 21 de janeiro. Os dois principais clubes do Rio Grande do Sul têm objetivos opostos. O Grêmio busca manter a hegemonia estadual com o sétimo título seguido. Já o Internacional quer acabar com um incômodo jejum de não levantar a taça do Gauchão desde 2016.
A competição estadual será transmitida na televisão aberta pela RBS TV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul. Na TV fechada, alguns jogos ao vivo da dupla Grenal e do Juventude passarão no SporTV, além de aparecerem também no Premiere, através do sistema pay-per-view.
Além disso, a RBS TV promete mais uma vez a transmissão ao vivo de todas as partidas pelo site ge.globo ou no YouTube de GZH. Ou seja, todas as partidas deverão ser exibidas em pelo menos uma das plataformas.
Regulamento do Campeonato Gaúcho terá mudança
Com relação às regras do Gauchão no ano passado, haverá o acréscimo da fase quartas-de-final. As 12 equipes continuarão se enfrentando todas contra todas em turno único. Além disso, agora se classificarão as oito melhores para as fases eliminatórias, ao invés de quatro. Já os dois últimos descem para a Divisão de Acesso.
A definição das quartas será em jogo único com o mando da equipe de melhor campanha, que ainda jogará pelo empate para se classificar. As semifinais e finais terão confrontos de ida e volta.
Os participantes do Campeonato Gaúcho em 2024 serão Grêmio, Caxias, Internacional, Ypiranga, Juventude, São José, Brasil de Pelotas, Novo Hamburgo, Avenida, São Luiz, Santa Cruz e Guarany de Bagé. O Gauchão está previsto para ser encerrado em 7 de abril.