Brasileirão Série A terá “fato novo” na temporada 2024; entenda
Certame nacional do próximo ano terá início no dia 14 de abril e será encerrado na segunda semana de dezembro
Certame nacional do próximo ano terá início no dia 14 de abril e será encerrado na segunda semana de dezembro
Um dos grandes questionamentos dos treinadores e clubes no futebol brasileiro é a situação do calendário apertado de competições. Depois de um ano amplamente movimentado, 2024 promete ser ainda pior para as equipes. Em decorrência da disputa da Copa América, o cenário de desfalques no Brasileirão Série A e competições paralelas no país deverá acontecer em peso.
Diante do torneio de seleções, que será realizado nos Estados Unidos, os clubes podem ter desfalques em até nove rodadas do Brasileirão. Em 2023, a CBF conseguiu paralisar o campeonato durante os jogos da Data Fifa, mudança implementada e comemorada pela entidade. Contudo, em decorrência de alguns compromissos remarcados, houve a disputa de partidas pontuais para encaixar e regularizar o cronograma pendente.
Para 2024, a CBF irá manter a paralisação de boa parte das datas Fifa, a Copa América será uma exceção neste cenário. Outra manutenção de medida será a realização dos jogos da Copa do Brasil em dois domingos, o que consequentemente volta a mexer com a tabela do Brasileirão.
Durante a Copa América, que ocorrerá entre os dias 20 de junho a 14 de julho, a Série A terá o seu calendário sendo cumprido normalmente. O time que tiver jogador convocado será impactado diretamente.
Brasileirão iniciando diferente em 2024
Para a próxima temporada, a CBF decidiu promover um fato diferente na disputa. A competição será inicializada com apenas um jogo de abertura, no dia 14 de abril. O duelo em questão representará a festa de abertura do certame. O encerramento da competição está previsto para o dia 8 de dezembro, um domingo.
Calendário de 2024
Campeonatos estaduais: 21 de janeiro a 7 de abril
Copa do Brasil: 21 de fevereiro a 10 de novembro
Supercopa do Brasil: 3 de fevereiro
Campeonato Brasileiro – Série A: 14 de abril a 8 de dezembro
Série B: 20 de abril a 26 de novembro
Série C: 21 de abril a 20 de outubro
Série D: 21 de abril a 29 de setembro
Copa do Nordeste: 4 de fevereiro a 9 de junho
Copa Verde: 21 de fevereiro a 8 de maio
Copa América: 20 de junho a 14 de julho
Libertadores: 7 de fevereiro a 30 de novembro
Sul-Americana: 6 de março a 23 de novembro
Olimpíada: 26 de julho a 11 de agosto
Datas Fifa: 18 a 26 de março (amistosos), 3 a 11 de junho (amistosos), 14 de junho a 14 de julho (Copa América e Euro), 2 a 10 de setembro (Eliminatórias), 7 a 15 de outubro (Eliminatórias) e 11 a 19 de dezembro (Eliminatórias)