Com surpresa e alegria para uns e tristeza para outros, o Brasileirão Série A de 2023 termina com emoções levadas até o último minuto.
Líder durante 31 rodadas, o Botafogo protagonizou uma das maiores derrocadas do futebol brasileiro. Com mudanças de técnicos e uma queda acentuada na qualidade do futebol, o Glorioso viu o Palmeiras, que já havia até desistido de lutar pela liderança, tomar fôlego e se aproveitar da péssima campanha do time carioca.
Times como Atlético-MG e Grêmio, que fizeram campanhas mais discretas e até mesmo desacreditadas, chegaram ao fim do campeonato entre os quatro melhores. O Flamengo, mesmo entre os melhores, termina o ano sem nenhum título.
No primeiro jogo da rodada, Goiás X América-MG fazem um jogo de cumprimento de tabela, já que os dois times estão matematicamente rebaixados.
Em Fluminense X Grêmio, o time gaúcho joga vai com tudo e liga o secador contra Atlético-MG e Flamengo para terminar o campeonato na vice-liderança.
O Vasco encara o Red Bull Bragantino claramente querendo vencer, mas depende de uma derrota do Bahia para se segurar na Série A. Já o Massa Bruta quer se manter na sexta posição para garantir uma vaga na pré-Libertadores.
O Flamengo visita o São Paulo no Morumbi em uma briga ferrenha com o Atlético-MG pela segunda colocação no campeonato, um alívio para um ano de fracassos do time Rubro-Negro. O São Paulo não tem muitas ambições no campeonato, mas Dorival Júnior prometeu força total no fim do campeonato como preparação para a temporada de 2024.
O embate com o Cruzeiro no Mineirão será o palco da consagração do Palmeiras como vencedor do Campeonato Brasileiro de 2023. O time alviverde já está com a mão na taça e só um verdadeiro milagre tiraria o título da equipe.
Mesmo que perca a partida, o Cruzeiro não passará mais sufoco com o risco de rebaixamento, mas isso não livra a equipe e seus dirigentes de duras críticas ao futebol apresentado.
O Botafogo visita o Internacional no Beira-Rio na esperança de terminar o Brasileirão de forma mais digna do que a mera quinta colocação.
O Corinthians já mostrou que é capaz de surpreender a torcida em jogos aparentemente ‘fáceis’, como contra o rebaixado América-MG, quando empatou em 1 X 1. Agora o Timão encara o Coritiba em busca da décima colocação.
O Bahia tem uma missão quase impossível na última rodada ao enfrentar o Atlético-MG. Com 41 pontos, além da vitória, o Esquadrão de Aço tem de torcer pelos tropeços de Santos e Vasco para se segurar na primeira divisão.
Mas como o Atlético-MG não tem nada com isso, vai com tudo para, quem sabe, roubar a vaga do Palmeiras e se sagrar campeão brasileiro.
Cuiabá X Athlético-PR fazem um jogo protocolar, já que os dois times estão em meio de tabela e não têm grandes aspirações.
Fechando a rodada da quarta-feira, a Seleção Feminina enfrenta a Nicarágua no estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, na série de amistosos da CBF. A equipe de Arthur Elias vem de uma vitória e uma derrota para a seleção do Japão.
Confira os jogos de hoje
Campeonato Brasileiro
Goiás X América-MG 19h
Fluminense X Grêmio 21h30
Vasco X Red Bull Bragantino 21h30
São Paulo X Flamengo 21h30
Santos X Fortaleza 21h30
Cruzeiro X Palmeiras 21h30
Internacional X Botafogo 21h30
Coritiba X Corinthians 21h30
Bahia X Atlético-MG 21h30
Cuiabá X Athletico-PR 21h30
Amistosos da Seleção Feminina
Brasil X Nicarágua 18h