Contando com um desfecho emocionante, o Brasileirão 2023 contou com um “rodízio” envolvendo a última vaga do Z-4. Ao longo dos jogos, Bahia, Fortaleza e Vasco se alternaram na 17ª posição, mas o Peixe, de forma definitiva, acabou sendo o último clube rebaixado. Diante disso, pela primeira vez, a equipe paulista terá que disputar a Série B.
Em contrapartida ao sentimento de tristeza do Santos, quatro torcidas comemoraram na reta final da temporada. Isso porque Vitória, Criciúma, Atlético-GO e Juventude subiram da segunda divisão e planejam movimentar ainda mais a elite nacional.
Veja abaixo os 20 clubes confirmados no Brasileirão 2024:
- Athletico Paranaense
- Atlético Goianiense
- Atlético Mineiro
- Bahia
- Botafogo
- Corinthians
- Criciúma
- Cruzeiro
- Cuiabá
- Flamengo
- Fluminense
- Fortaleza
- Grêmio
- Internacional
- Juventude
- Palmeiras
- Red Bull Bragantino
- São Paulo
- Vasco
- Vitória
Início do Brasileirão 2024
De forma inédita, o pontapé inicial do campeonato será dado com um jogo festivo de abertura. Em 13 de abril de 2024, com local a ser definido, a tendência é que o Palmeiras encare uma equipe de grande expressão para que a abertura registre a maior repercussão possível, plano que vem sendo articulado pela CBF.
“A grande novidade de 2024 é que, pela primeira vez na história, teremos um jogo inaugural do Campeonato Brasileiro Série A. Será uma grande festa para celebrar o início do campeonato, que é o mais disputado do mundo. A CBF seguirá trabalhando na nossa gestão para tornar cada vez mais as competições rentáveis para os clubes e empolgantes para os torcedores brasileiros”, afirmou o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.