Certame nacional teve o desfecho nesta quarta-feira (06) e as mudanças na tabela foram frenéticas com os jogos simultâneos
Fortes emoções foram vivenciadas na 38ª rodada do Brasileirão na noite de hoje (06). Na briga contra o rebaixamento, três times chegaram ao “último ato” buscando escapar da vaga indesejada restante na competição, e o Santos acabou sendo o candidato despromovido à Série B de 2024, algo inédito na centenária história do clube da Vila Belmiro.
O Peixe chegou para a última rodada do Brasileirão em uma situação “mais cômoda” em relação aos outros dois concorrentes, mas as combinações negativas acabaram acontecendo. Atuando na Vila, o alvinegro caiu o Fortaleza pelo placar de 2 a 1, e viu a dupla Bahia e Vasco vencerem seus respectivos compromissos.
O Esquadrão abriu a rodada final fechando o Z4, mas buscou a remontada justamente no choque de opostos contra o Atético-MG. O Vasco, por sua vez, encarou o Red Bull Bragantino em São Januário, e também fez a lição de casa, mas de forma muito mais dramática, com o gol de Serginho anotado nos minutos finais.
Na corrida contra o descenso, o trio América-MG, Coritiba e Goiás amargou o rebaixamento de forma antecipada. Os dois últimos, inclusive, chegaram a se enfrentar nesta quarta, com vitória do Esmeraldino pelo placar 1 a 0, na Serrinha.
Ao passo que os quatro times são despromovidos à segunda divisão nacional, o Brasileirão 2024 terá as presenças dos ascendentes Vitória, Atlético-GO, Criciúma e Juventude, além dos 16 remanescentes que sacramentaram o fico.
G4 do Brasileirão
Na parte superior da tabela, o Palmeiras confirmou o título do certame, ficando no empate contra o Cruzeiro em Belo Horizonte, coroando assim a arrancada maiúscula rumo ao bicampeonato consecutivo. Dos integrantes do pelotão principal, apenas o Grêmio venceu o seu compromisso da última rodada.
O Tricolor dos Pampas terminou como o vice-campeão, seguido do Atlético-MG e Flamengo. Junto com o Palmeiras, o trio avança de forma direta para a Copa Libertadores do próximo ano.