Boavista-RJ anuncia técnico português
Boavista anuncia profissional para a disputa do Campeonato Carioca
Enquanto o Palmeiras vive um certo dilema com a saída ou não de Abel Ferreira do comando da equipe, outros “patrícios” chegam ao futebol brasileiro.
É o caso de Filipe Cândido que vai comandar o Boavista-RJ na primeira divisão do Campeonato Carioca em 2024. O anuncio do treinador de 44 anos já é notícia em meios portugueses como o A Bola e já está nas redes sociais do clube fluminense.
“É uma grande honra e responsabilidade treinar no país do futebol e disputar o prestigiado Campeonato Carioca. Encaro este desafio com máxima ambição! Eu e a minha comissão técnica estamos felizes e preparados para, ao lado dos jogadores, lutarmos pelas vitórias necessárias que nos coloquem entre as principais equipes do Rio de Janeiro”, declarou Filipe em sua chegada ao time da cidade de Saquarema.
Essa será a primeira experiência de Cândido, fora de Portugal, enquanto técnico. Ele que, na função, soma passagens por clubes como Nacional, Salgueiros e União Leiria.
Carreira de jogador com certo sucesso na base
Vale ressaltar que Filipe também foi jogador. Dentro das quatro linhas, atuou por seis temporadas nas categorias de base do Sporting e chegou a ter uma oportunidade no Real Madrid Castilla, a equipe B do gigante espanhol. Já, no profissionalismo, atuou por Vitória de Setúbal, Vizeu, Leça e Salgueiros. Ele também teve experiência no Kavala da Grécia e no búlgaro Lokomotiv Sofia.
Botafogo-SP também terá o seu português
Nessa semana, o Botafogo de Ribeirão Preto, que se manteve no Brasileirão Série B, também anunciou um técnico do país ibérico: trata-se de Paulo Gomes. O profissional está com 48 anos e estava no futebol saudita.
A negociação foi concretizada no final da tarde da última terça-feira, 28 de novembro, após uma reunião realizada em São Paulo. O encontro contou com a presença de Adalberto Baptista, presidente do Conselho de Administração da Botafogo Futebol SA, Paulo Pelaipe, diretor de futebol, e Sérgio Dimas, recém-contratado como gerente executivo de futebol do clube, localizado no interior paulista.
Paulo Gomes, que tem a Licença Pro de treinador da CBF Academy, além do curso de análise de desempenho, acompanha muito o futebol brasileiro.
“Estou muito feliz com essa oportunidade. O meu desejo de trabalhar no Brasil vem desde a minha passagem pelo curso de Licença Pro da CBF, pela observação que pude fazer do talento do jogador e dos técnicos brasileiros e também da vontade de poder contribuir com uma metodologia europeia para o desenvolvimento do jogador brasileiro”, disse Paulo ao material de divulgação do Botafogo.