
Aitor Alcalde/Getty Imagens
Neste sábado (16), Barcelona e Valencia empataram por 1 a 1, no estádio Mestalla, em jogo válido pela rodada 17 do Campeonato Espanhol (LaLiga). João Félix marcou para o time catalão, e Guillamón balançou as redes para os Morcegos.
Com o resultado, o clube blaugrana chegou aos 35 pontos e se isolou no 3° lugar do Campeonato Espanhol (LaLiga).
Isso porque, mais cedo, o Atlético de Madrid foi derrotado por 2 a 0 pelo Athletic Bilbao e estacionou nos 34 pontos. Já o Valencia é o 10° colocado. Tem 20 pontos.
O líder da LaLiga é o Girona com 41 pontos. Já a vice-liderança está com o Real Madrid. O time merengue tem 39 pontos.
Barcelona x Valencia: resumo do jogo da LaLiga
Os dois times jogaram ofensivamente em todo o primeiro tempo. O Valencia quase abriu o placar com Yaremchuk aos dois minutos.
O atacante ucraniano recebeu passe dentro da área rival e chutou rasteiro. No entanto, o goleiro Iñaki Peña defendeu.
O Barcelona, por sua vez, foi perigoso várias vezes com Lewandowski. Em um dos lances, o artilheiro finalizou de voleio para a defesa de Mamardashivili. Aos 33 minutos, Pedri chutou pra fora.
O placar foi alterado no segundo tempo. João Félix inaugurou o marcador aos nove minutos. O português recebeu assistência de Raphinha para balançar as redes. Guillamón empatou após fazer um golaço aos 24.
Homenagens antes da bola rolar
O duelo entre Valencia e Barcelona teve homenagens para David Silva. O ex-jogador de 37 anos se aposentou neste ano após contrair uma lesão grave. Ele deu o pontapé inicial e foi aplaudido por milhares de torcedores.
David Silva foi revelado pelas categorias de base dos Morcegos, antes de conquistar vários títulos por Manchester City e seleção da Espanha.
Protestos
Além de homenagens, houve protestos no Mestalla. Torcedores do Valencia cobraram que o acionista majoritário do clube, Peter Lim, “volte pra casa” por conta dos resultados esportivos nas temporadas mais recentes.

Ficha técnica – Valencia x Barcelona
Data: 16 de dezembro de 2023
Motivo: Campeonato Espanhol (LaLiga – rodada 17)
Local: estádio Mestalla (Valencia/Espanha)
Horário: 17h (horário de Brasília)
Valencia: Mamardashvili; Thierry, Mosquera, Diakhaby e Jesús Vázquez (Gasiorowski); Fran Pérez (Amallah), Guillamón, Pepelu e Diego López (Foulquier); Yaremchuk (Canos) e Hugo Duro (Alberto Marí) – treinador: Rubén Baraja
Barcelona: Iñaki Peña; João Cancelo, Araújo, Kondé e Balde; Frenkie De Jong, Gündogan (Lamine Yamal) e Pedri; Raphinha, João Félix (Ferrán Torres) e Lewandowski – treinador: Xavi Hernández