Na edição de ontem (14) do Donos da Bola RS na afiliada gaúcha da Band, Farid Germano Filho fez uma brincadeira com os torcedores colorados. Na provocação, recordou a derrota do Internacional para o Mazembe por 2 a 0 no Mundial de Clubes da Fifa de 2010.
O jornalista gremista imitou a famosa comemoração do goleiro do time da República Democrática do Congo, Kidiaba. Farid sentou no chão do estúdio e fez a zoeira, emitindo sons de macaco no final.
Diante da forte repercussão do gesto do influenciador nas redes sociais, o programa de hoje (15) do Donos da Bola RS iniciou com um pronunciamento. O apresentador Filipe Gamba se manifestou na abertura da atração, com Farid Germano Filho ausente na bancada.
“A mensagem transmitida com esse gesto foi uma mensagem racista. Esta mensagem atinge uma causa, não colabora em absolutamente nada no combate ao racismo. E aqui não é um pedido de desculpas a quem se sentiu ofendido. É um pedido de desculpas porque a mensagem ofendeu e ofendeu muito”, declarou Gamba.
“Precisamos mostrar que somos antirracistas”, disse Gamba, sobre atitude de Farid
O jornalista continuou sua retratação. “Um episódio assim fortalece o seguinte. Não basta a gente não ser racista. É preciso, além de ser antirracista, mostrar que somos antirracistas”, declarou Filipe Gamba. “Inúmeras pessoas foram ofendidas com aquilo que aconteceu ontem aqui. É dever de todos nós, jornalistas sendo esportivos ou não, entender que isso não colabora para uma sociedade melhor”, complementou.
Filipe Gamba terminou o discurso afirmando que não estava lendo TP (teleprompter). “Eu quero passar pra vocês a minha verdade, a minha interpretação”, concluiu Gamba. O futuro de Farid Germano Filho na Band RS ainda não foi comunicado pela emissora.