
Reprodução - sportv
A Conmebol definiu nesta terça-feira (19), o caminho dos times que estão na fase da pré-Libertadores em 2024. Concorrentes por uma vaga, Botafogo e Red Bull Bragantino podem “se matar” na corrida pela fase de grupos. Repercutindo o cenário para o alvinegro de General Severiano, o apresentador André Rizek fez uma reflexão acerca do quanto a derrocada do time no Brasileirão afetou o planejamento.
Líder da Série A por 31 rodadas, a equipe carioca amargou umas das piores campanhas do returno, e não só perdeu o título, como uma vaga direta na Libertadores, tendo fechado a competição com um jejum de nove jogos sem vitórias.
Na visão de André Rizek, o Botafogo terá “encrenca” em uma eventual decisão contra o Massa Bruta, e cobrou modificações intensas no elenco para contornar o cenário de derrotas vivenciado no segundo semestre.
“Beira o inacreditável ver o time que era praticamente campeão estar com esse risco de sequer jogar a fase de grupos da Libertadores. Bragantino é encrenca. Ainda mais para quem termina 2023 incapaz de vencer um par ou ímpar. Precisa mexer no elenco para chegar forte nesse jogo…”, destacou Rizek.
O caminho do Botafogo
Tendo terminado o Brasileirão na quinta posição, o Botafogo não escapou de disputar a preliminar da Libertadores. O alvinegro entrará na segunda fase esperando o vencedor do embate entre Melgar e Aurora. Confirmando o passaporte, o time carioca com a chave do Red Bull Bragantino.
Também garantido na segunda etapa dos playoffs, o concorrente paulista encara o Águilas Doradas, da Colômbia. Ao todo, 24 equipes estão no páreo por apenas quatro vagas à fase de grupos. O Brasil já tem seis representantes garantidos de forma direta: São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Atlético-MG.