PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol 5 polêmicas que marcaram o Palmeiras em 2023

5 polêmicas que marcaram o Palmeiras em 2023

Falta de reforços, Endrick no banco, sistema contra o Verdão, presidente x torcedores e cansaço de Abel Ferreira repercutiram no ano vitorioso do clube

Por Daniel Linhares em 24/12/2023 05:24 - Atualizado há 1 ano

A presidente do Palmeiras Leila (direita) Pereira e o técnico Abel Ferreira (esquerda), celebram a conquista do Brasileirão Série A, após jogo contra o Cruzeiro, em partida válida pela 38ª rodada. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Palmeiras teve um ano vitorioso, mas não faltaram polêmicas no ano de 2023. De reclamações por falta de reforços à indefinição de Abel Ferreira, foram cinco polêmicas de destaque nos bastidores do Verdão.

Se a temporada desta ano termina tranquila pelas conquistas da Supercopa do Brasil, do Paulistão e do Brasileirão Série A, é muito verdade que o Alviverde ‘sobreviveu’ a dias de pressão. Logo de início, cobranças da torcida por ausência de contratações.

Depois, a grande joia do Alvivede, Endrick, ‘sumiu’ dos jogos da equipe e chegou até mesmo a chorar com substituição. Em seguida, declaração polêmica do auxiliar-técnico João Martins acusando um suposto ‘sistema’ que impediria o Palmeiras de ganhar o Brasileirão por dois anos consecutivos, o que ironicamente acabou ocorrendo.

Já na reta final, embate entre a presidente Leila Pereira e torcedores do Palmeiras, em especial a Mancha Verde, principal organizada do clube. Por fim, quando o título do Brasileirão estava tão próximo, uma suposta saída de Abel Ferreira tomou conta do noticiário do Alviverde. Relembre detalhes das polêmicas de 2023.

Cadê os reforços do Palmeiras?

O ano de 2023 já começou com intensa cobrança por contratação para a equipe de Abel Ferreira. Isso porque o clube fechou as saídas de Danilo e Gustavo Scarpa, titulares incontestáveis. Além disso, Eduard Atuesta, visto como opção para o volante brasileiro, ainda se machucou e perdeu a temporada.

Com a falta de reforços, a mira da torcida se virou para a diretoria, em especial Leila Pereira. Tanto que a compro do avião que poderia ser usado pelo Verdão foi tema recorrente ao longo da temporada do Palmeiras. Até que o que Alviverde foi ao mercado da bola.

Porém, o Verdão só contratou dois jogadores: Richard Ríos e Artur. O primeiro se destacou pelo Guarani no Paulistão e foi quem mais participou dos compromissos do Palmeiras em 2023. Por sua vez, o atacante teve bom início, mas caiu de rendimento ao longo do ano e perdeu espaço. Tanto que teve até venda acertada para o Zenit.

Endrick reserva antes de virar astro do Verdão

Ao final de 2022, o Palmeiras bateu recorde de venda fechar negociação com o Real Madrid pelo jovem atacante. Assim, 2023 começou com muita expectativa no garoto. Porém, no primeiro semestre foram poucas as oportunidades que Abel Ferreira deu a Endrick.

Na reta final da temporada, o camisa 9 passou a ter mais chances em especial por conta de boa atuação no segundo jogo da semifinal da Libertadores. Aliada à lesão de Dudu e a uma má fase das outras alternativas, Endrick tomou conta do ataque do Verdão e foi protagonista da arracada que terminou com o título do Brasileirão Série A.

@torcedorescom

Como Endrick VIROU ASTRO no Verdão futebol palmeiras endrick verdao realmadrid libertadores esporte torcedores

♬ som original – Torcedores – Torcedores

“É ruim para o sistema o Palmeiras ganhar dois anos seguidos”, dispara João Martins

No dia 2 de julho, o Verdão foi à Ligga Arena para enfrentar o Athletico-PR e saiu de campo revoltado com a arbitragem. O lance que motivou boa parte da revolta foi um braço desproporcional de defendor do Furacão na nuca de Endrick dentro da área. Apesar da penalidade marcada, o árbitro não expulsou Zé Ivaldo.

Apos a partida, João Martins foi para a coletiva, uma vez que Abel Ferreira estava suspenso, e não se poupou ao criticar a arbitragem. “Nós entendemos que o futebol brasileiro passa uma imagem de que é o mais competitivo do mundo porque ganham vários. Mas ganham vários porque, muitas vezes, não deixam os melhores ganhar”, declarou o auxiliar-técnico.

“Foi mais uma vez o que se passou hoje. É ruim para o sistema o Palmeiras ganhar dois anos seguidos”, disse João Martins. Logo em seguida, o diretor Anderson Barros interrompeu a coletiva. A declaração do português gerou muita reação, tanto de torcedores quanto da imprensa esportiva, cobrando que fosse identificado o tal ‘sistema’.

Clima de tensão entre torcedores e a presidente Leila Pereira

Ainda que o Verdão estivesse no meio da temporada já com dois títulos na bagagem, o grande desejo era a Libertadores. Porém, o Alviverde acabou eliminado nos pênaltis para o Boca Juniors, na semifinal.

A queda no torneio continental reviveu a polêmica das contratações e parte da torcida do Alviverde subiu o tom contra Leila Pereira. Foram cartazes ‘ácidos’ nas empresas da presidente, muitas críticas nas redes sociais e xingamentos durante os jogos do Palmeiras.

Por sua vez, a presidente não deixou barato e respondeu com entrevista coletiva concedida a jornalistas selecionados. Em seus declarações, a Leila Pereira exaltou a importância da Crefisa, sua empresa, para o Palmeiras atualmente.

Abel Ferreira de saída?

Com arrancada surpreendente na reta final do Brasileirão Série A, incluindo uma vitória emocionante diante do então líder Botafogo, o Palmeiras entrou de vez na duisputa pelo título. No entanto, após assumir a liderança e se aproximar da conquista, surgem os rumores de que Abel Ferreira teria recebido ‘proposta irrecusável’ do futebol do Catar.

A possibilidade de perder o treinador multicampeão agitou a torcida do Palmeiras e ‘dominou’ os assuntos do clube. Ainda assim, o português fez mistério sobre ficar ou não, apontando para o contrato vigente, mas sem descartar uma saída.

Por fim, o Palmeiras divulgou, no dia 8 de dezembro, uma nota sobre reunião com a comissão técnica. No comunicado, o Verdão reafirou a permanência do treinador, ao menos até o final do contrato, que tem fim previsto para dezembro de 2024.

Exit mobile version