Endrick, do Palmeiras, mostrou em 2023 o quanto um jovem jogador pode impactar em uma campanha do Brasileirão Série A 2023. O atacante ganhou espaço nas rodadas finais e foi decisivo na arrancada do Verdão rumo ao título.
Claro que o camisa 9, já vendido ao Real Madrid, é um ponto fora da curva, um fenômeno. Mas outros garotos, como Lucas Beraldo, do São Paulo, ou Gabriel Moscardo do Corinthians, também conseguiram influenciar suas equipes durante a temporada.
Pensando nisso — e no fato de Endrick se despedir não só do Palmeiras como do futebol brasileiro na metade de 2024 — o Torcedores.com listou os próximos jovens a ter impacto significativo no Brasileirão Série A. Confira.
5 jovens que podem brilhar no Brasileirão em 2024
- Luís Guilherme – Palmeiras
- Alexsander – Fluminense
- Ronald – Grêmio
- Rayan – Vasco
- Dudu – Athletico-PR
1. Luís Guilherme – Palmeiras
Se Endrick vai deixar o Palmeiras na metade de 2024, então Luís Guilherme pode assumir o posto de “revelação” do Verdão no Brasileirão. O jogador, que completa 18 anos em fevereiro, ganhou espaço em 2023 com Abel Ferreira, teve boas atuações, mas não conseguiu ter uma sequência maior de atuações por conta de sucessivas lesões musculares.
Mais entrosado com o elenco, mais avançado no processo de maturação e com a perspectiva de maior espaço no time titular após a saída de seu companheiro de base na equipe alviverde, o meia, que já desperta o interesse de times como Chelsea e Bayern de Munique, pode ser o próximo grande jovem a brilhar no futebol brasileiro.
2. Alexsander – Fluminense
O caso do volante do Fluminense é muito similar ao do meia do Palmeiras. Aos 20 anos, o jogador já completou um ano um entre os profissionais, tem a predileção do técnico Fernando Diniz mas teve uma maior evolução impedida por lesões.
De quebra, Alexsander também pode ter maior espaço no Brasileirão Série A 2024, com a provável saída do companheiro de Xerém André, titular absoluto que deve receber propostas de times europeus na próxima temporada.
3. Ronald – Grêmio
Mais um jovem meia que pode ser um dos destaques do Brasileirão Série A em 2024. Presença constante nas convocações da seleção sub-20 em 2023, Ronald ganhou espaço com Renato Gaúcho na reta final da temporada com o Grêmio, que elogiou a capacidade técnica do jogador.
Prestes a completar 21 anos (11 de fevereiro), o volante pode se beneficiar de uma pré-temporada completa no time gaúcho e solidificar seu lugar entre os destaques gremistas em 2024.
4. Rayan – Vasco
Considerado uma das maiores revelações da base do Vasco dos últimos anos, Rayan tem tudo para ‘estourar’ em 2024. Depois de boas atuações na seleção brasileira sub-17, o atacante, que pode atuar centralizado ou pelas pontas, chegou a ganhar chances não só no time profissional como no time titular mas acabou perdendo espaço após a chegada de Ramón Diaz e a reestruturação do elenco vascaíno visando a permanência no Brasileirão Série A.
Na próxima temporada, com a perspectiva de maior “paz” no Cruzmaltino e de um modelo de jogo de maior posse e velocidade, que privilegia as suas características, Rayan pode mostrar seu potencial dentro de campo na equipe principal
5. Dudu – Athletico-PR
Figurinha carimbada nas seleções de base do Brasil — no sub-17 é camisa 10 e, por muitas vezes, capitão — o jovem Dudu, que completa 18 anos já em janeiro de 2024, pode ser uma das grandes surpresas do Athletico-PR no Brasileirão Série A.
Meia-armador, que também pode atuar como segundo volante, o jogador já ganhou sua primeira oportunidade entre os profissionais na reta final do Campeonato Brasileiro, na vitória do Furacão sobre o Santos.
Em uma possível reestruturação da equipe após as saídas do dirigente Alexandre Mattos, do técnico Wesley Carvalho do comando interino, e de Vitor Roque do comando do ataque, Dudu pode ser um dos beneficiados na busca do Athletico-PR por novas referências.